Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro

Satélite com tecnologia da Saab é lançado pela SpaceX

Ymir-1 foi lançado ao espaço no fim de semana a bordo do SpaceX Falcon 9. O lançamento marca uma nova era na comunicação marítima

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara Monteiro e Luiz Fará Monteiro

Satélite com tecnologia da Saab é lançado pela SpaceX
Satélite com tecnologia da Saab é lançado pela SpaceX

O Ymir-1 é um satélite de teste e faz parte do desenvolvimento da próxima geração do Sistema de Identificação Automática (AIS), um sistema usado por navios para comunicar posição, velocidade, curso e outros dados. O AIS é um requisito para todos os grandes navios e embarcações no tráfego civil. A Saab TransponderTech é líder na fabricação de transponders de AIS e construiu o transponder avançado a bordo do satélite.

"O foco da Saab é a inovação e estar na vanguarda da tecnologia. Ao utilizar o domínio espacial, podemos fortalecer e melhorar os produtos já existentes em nosso portfólio. O lançamento do satélite é um passo importante em nosso investimento no espaço e demonstra nossa capacidade de utilizar a tecnologia Saab disponível para, junto com nossos parceiros, criar novas e exclusivas aplicações espaciais", diz Christian Hedelin, Diretor de Estratégia da Saab.

Devido ao crescente número de navios no mar, o AIS será atualizado para uma nova tecnologia conhecida como VDES (VHF Data Exchange System). Com o VDES, a capacidade aumentará significativamente e haverá a possibilidade de comunicação bidirecional segura por meio de satélites, proporcionando cobertura global em comparação com os sistemas atuais, que são limitados à comunicação costeira.

Em longo prazo, o novo sistema de navegação e comunicação VDES conectará terra, mar, ar e espaço, combinando transponders avançados com software e satélites modernos.

O satélite Ymir-1, construído na Suécia, é uma ferramenta para pesquisa e desenvolvimento, desenvolvida em colaboração entre a Saab, a AAC Clyde Space e a ORBCOMM dentro do consórcio AOS. O projeto continuará até 2024.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.