Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sem autorização, avião avança na pista e quase provoca acidente

Tripulação de aeronave com passageiros alega não ter entendido determinação do controle de tráfego para aguardar aproximação de outro jato 

Luiz Fara Monteiro|Do R7

Boeing 737 MAX da Flydubai
Boeing 737 MAX da Flydubai Boeing 737 MAX da Flydubai

O incidente foi considerado grave.

O Boeing 737-8 MAX, registro A6-FMC, da Flydubai, cumpria o voo FZ-1830 de Varsóvia (Polônia) para Dubai (Emirados Árabes Unidos) na quinta-feira (11).

A tripulação foi liberada para alinhar-se à pista 29 e aguardar. Estranhamente os pilotos aceleraram para iniciar a decolagem. 

Enquanto isso, outro avião foi liberado para pousar na pista 33, que cruza com a 29. A torre de controle, segundo o Aviation Herald, instruiu o Flydubai a parar imediatamente. Só então a tripulação abortou a decolagem, a cerca de 80 nós — algo em torno de 150 quilômetros por hora —, parando bem próximo ao cruzamento das duas pistas. 

Publicidade

A aeronave que se aproximava conseguiu pousar em segurança.

O controlador de tráfego (ATC) disse à tripulação que ela tinha sido instruída a alinhar-se e esperar. Mas a tripulação alegou que havia entendido "liberado para decolagem"; o controlador posteriormente esclareceu que tinha verificado as fitas e a tripulação do Flydubai não havia repetido "liberado para decolagem", e sim que aguardaria a autorização.

O Boeing da Flydubai taxiou de volta à pista 29 e decolou 10 minutos após o incidente.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.