Luiz Fara Monteiro Voo da Azul interrompe pouso após mensagem eletrônica de pane

Voo da Azul interrompe pouso após mensagem eletrônica de pane

Airbus A320-200N que saiu de Natal interrompeu aproximação para pouso aos 8 mil pés. Chegada em Viracopos ocorreu em segurança paras as 170 pessoas a bordo

Azul: aviso eletrônico de falha

Azul: aviso eletrônico de falha

Vinicius Magalhães

Um avião da Azul que decolou às 18h03 de Natal no último dia 16 teve problemas durante a descida para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em São Paulo.

O jato envolvido no incidente é o Airbus A320-200N da Azul Linhas Aéreas, de matrícula PR-YRR, fabricado há apenas 3 anos.

A aeronave operava o voo AD-2912 de Natal, no Rio Grande do Norte, para São Paulo

164 passageiros e 6 tripulantes estavam a bordo.

O avião vinha descendo em direção ao Aeroporto de Viracopos quando a tripulação recebeu na tela do Monitoramento Eletrônico Centralizado de Aeronave (ECAM) uma mensagem de falha para os controles de voo secundários.

O Airbus da Azul parou a descida a 8.000 pés e realizou algumas voltas (órbitas) sobre a região enquanto os pilotos trabalhavam nas listas de verificação.

Após algum tempo, a aeronave realizou um pouso seguro na pista 33 de Viracopos cerca de 35 minutos após o nivelamento a 8.000 pés, como informa o Aviation Herald.

A chegada prevista para 21h20, aconteceu às 21h50.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) analisa a ocorrência. 

Veja abaixo as voltas que o Airbus deu enquanto os pilotos analisavam a mensagem de falha, em ilustração da plataforma de monitoramento AirNav RadarBox:

RadarBox: em laranja, as voltas em espera da Azul

RadarBox: em laranja, as voltas em espera da Azul

AirNav RadarBox

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas