Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

3 dicas para aproveitar a Black Friday sem se endividar

Organização e planejamento são essenciais para que as compras sejam vantajosas e não desequilibrem as finanças

O que é que eu faço Sophia|Sophia Camargo, do R7 e Sophia Camargo

Metade dos brasileiros planeja comprar na Black Friday
Metade dos brasileiros planeja comprar na Black Friday Metade dos brasileiros planeja comprar na Black Friday

Pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos aponta que 71% dos consumidores pretendem aproveitar a Black Friday — que neste ano cai no dia 25 —, para realizar alguma compra.

Outra pesquisa, dessa vez da Nielsen, constatou que ao menos metade dos brasileiros planeja comprar produtos durante a Black Friday como preparação para o Mundial do Catar.

Mas o apelo ao consumo pode ser prejudicial para o bolso, caso não haja planejamento financeiro, alerta Thaíne Clemente, executiva de estratégias e operações da fintech de crédito pessoal Simplic.

Ela lembra que datas promocionais costumam despertar o desejo de comprar itens que muitas vezes são totalmente dispensáveis.

Publicidade
Por isso é importante se organizar para fazer aquisições vantajosas%2C sem correr riscos de endividamento

(Thaíne Clemente, executiva da Simplic)

Veja três dicas para aproveitar a data sem correr riscos de se endividar:

1. Tenha uma planilha de gastos

Planejamento financeiro é a peça-chave para evitar dor de cabeça. “É de extrema importância criar uma planilha para controlar o quanto se recebe e o quanto se gasta, com itens fixos e variáveis.

Publicidade

Dessa maneira, é possível identificar se existe verba para fazer novas compras e quais itens do orçamento consegue reduzir ou evitar para manter as contas equilibradas.

2. Cuidado extra com o cartão de crédito

Apesar de útil, o cartão de crédito pode se tornar um problema, caso não seja usado com bom senso.

Publicidade

Por conta da facilidade em parcelar compras, muitas pessoas acabam usando esse recurso até mesmo em compras pequenas, que poderiam ser pagas à vista, inclusive com desconto.

O ideal é que o cartão seja utilizado somente para contas fixas, valores muito altos que realmente dependem de parcelamento ou emergências. E claro, sempre de olho nas taxas de juros na hora de parcelar.

3. Pesquise bem antes de comprar

Com o grande número de lojas disponíveis hoje no mercado, tanto físicas quanto virtuais, não existe razão para comprar por impulso ou com pressa na primeira loja que se encontra, já que é possível encontrar o mesmo item em condições bem mais vantajosas em outro local.

Compare valor do frete, taxa de serviço e tempo de entrega, que são fatores que impactam muito o valor final da compra. Na Black Friday, as que oferecem promoções, frete grátis e descontos expressivos levam vantagem. "Essas dicas valem não só para a Black Friday, mas para qualquer compra do dia a dia", diz Thaíne Clemente.

________________________

Se ainda tiver dúvidas sobre economia, dinheiro, direitos e tudo o mais que mexe com o seu bolso, envie suas perguntas para “O que é que eu faço, Sophia?” pelo email sophiacamargo@r7.com

Confira o passo a passo para comprar online pela 1ª vez

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.