Aumento na venda de livros digitais revela novo hábito de leitura

 Os brasileiros estão lendo mais durante a pandemia. Saiba quais são os benefícios de ler todos os dias

Começou ontem (7) o maior evento literário da América Latina e um dos maiores do mundo, a tradicional Bienal do Livro de São Paulo, que será totalmente online este ano.

A expectativa dos organizadores é receber um milhão de pessoas no portal, número bem maior do que o evento presencial costumava atrair. Essa expectativa reflete um dos hábitos que mais tem crescido em meio à pandemia, o da leitura.

Com o aumento do tempo em casa e a necessidade de fazer algumas compras online, o livro se tornou mais importante. Nesse cenário, muitos brasileiros descobriram os livros digitais e as vendas dispararam.

A venda de ebooks no Brasil teve um crescimento significativo

A venda de ebooks no Brasil teve um crescimento significativo

Divulgação

Segundo dados divulgados pela Bookwire Brasil, empresa focada em livros digitais, as vendas de ebooks chegaram a duplicar no período da quarentena. De acordo com o relatório divulgado, há uma mudança clara de comportamento do consumidor, que passou a comprar mais online.

Benefícios da leitura

Mesmo assim, infelizmente, o brasileiro não é um povo que pratica muito a leitura. De 2015 a 2019, o Instituto Pró-Livro afirmou que o nosso país perdeu mais de 4,6 milhões de leitores. Já as pessoas que não possuem o hábito da leitura contabilizaram 48% da população, equivalente a cerca de 93 milhões de pessoas.

É sabido que ler traz incontáveis benefícios. Os mais famosos, dentre eles, envolvem a estimulação da criatividade; o aprimoramento de conhecimentos; a redução do estresse; a evolução da escrita e o desenvolvimento do pensamento crítico.

Pesquisas descobriram que as pessoas que leem, têm 2,5 vezes menos chances de desenvolver a doença de Alzheimer do que aquelas que não mantém seus cérebros ativos.

A leitura é também uma ferramenta fundamental na formação pessoal e profissional. É por intermédio dela que podemos romper fronteiras e descobrir novos mundos, sem sair do lugar. Ler é um processo de expansão de si mesmo, um caminho para despertar o nosso potencial. 

Por isso, é fundamental incentivar a leitura para que a prática se torne natural e constante.

7 em cada 10 brasileiros leem apenas os títulos

Se você chegou até aqui, parabéns! Você faz parte dos 30% que leem as matérias até o final. Um levantamento feito pela empresa de tecnologia DNPontocom revela que sete em cada dez brasileiros leem apenas os títulos das notícias e não dão atenção ao conteúdo apresentado.  Foram analisados os perfis de redes sociais de 23.400 brasileiros.

As pessoas que preferem não ler todo conteúdo correm o risco de cair em fake news ou fazer interpretações errôneas. Além disso, quando nós não temos o hábito da leitura, temos maior dificuldade em compreensão e interpretação de texto. Isso, evidentemente, contribui negativamente para o pensamento crítico.

A leitura é uma maneira de ampliar o seu nível de conhecimento a respeito de um assunto

A leitura é uma maneira de ampliar o seu nível de conhecimento a respeito de um assunto

Pixabay

Investir na leitura ainda é a melhor opção para enriquecer o vocabulário e conhecer mais as palavras usadas no dia a dia. Além disso, é uma grande ferramenta contra as notícias falsas.

Mas, é importante lembrar que o ato de se tornar um leitor, requer disciplina, motivação, foco e persistência.
 

Que tal, então, começar agora mesmo a leitura de um livro? Pode ser no caminho para o trabalho, na hora do almoço ou até mesmo em casa antes de dormir.

Últimas