Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Laboratório preserva sementes e plantas que podem durar até cem anos

Mais de 1.100 espécies armazenadas no Banco Genético contribuem para o futuro da biodiversidade em tentativa de driblar o impacto das mudanças climáticas

Agro Record News|Do R7

“Teremos sérios problemas para produzir a mesma quantidade de plantas que temos hoje ou as mesmas espécies, nos mesmos locais”, comenta Juliano Gomes Pádua, supervisor do Banco Genético da Embrapa. Em entrevista ao Agro Record News, ele explica como é necessário ter lugares responsáveis por preservar a diversidade de sementes e plantas, que armazenam esses materiais resistentes às novas condições causadas pelas mudanças climáticas — já que a agricultura está entre os setores que mais sofrem com as variações.

O laboratório, situado em Brasília (DF), utiliza diversas tecnologias, como congelamento de sementes em câmara fria, conservação in vitro e criopreservação, métodos que as mantém saudáveis por mais tempo, viáveis até que o uso se torne necessário, podendo chegar a centenas de anos.

Todo material é contado, identificado e armazenado pelos profissionais que fazem o controle e o acervo conta com mais de 1.100 espécies. “Buscamos espécies que são tolerantes à seca, a encharcamentos e a altas temperaturas, visando desenvolver plantas mais resilientes a esse novo cenário que iremos passar nos próximos anos”, finaliza Pádua.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.