Aprenda a organizar sua vida financeira e não começar 2025 com a ‘corda no pescoço’
De acordo com uma análise de outubro do Serasa, mais de 73 milhões de brasileiros estão endividados; volume só é menor do registrado em abril
Jornal da Record News|Do R7
“O ideal para a vida financeira é que a soma de todas as despesas não ultrapasse 30% do valor total de rendimento”, afirma a educadora e planejadora financeira Carol Stange, em entrevista ao Jornal da Record News desta segunda-feira (30). Com as festas de fim de ano, no entanto, o incentivo ao consumo e a dificuldade para manter as dívidas em dia é maior. Segundo dados de outubro do Serasa, mais de 73 milhões de brasileiros estão endividados — número só fica abaixo do registrado em abril.
Para Stange, vale a pena aproveitar a virada de ano para fazer um mapeamento dos recursos que entram e saem da carteira. “Uma das grandes armadilhas para os trabalhadores registrados é se prender ao salário que foi prometido na contratação sem considerar os descontos”, pontua. O próximo passo é entender se é possível trazer mais recursos ou se é necessário reduzir os gastos. “Priorizar não é nada fácil, mas quando há parcelas em aberto, a dica é eliminar primeiro as que colocam o patrimônio em risco e depois as de juros mais altos”, complementa.
Últimas