Mais de um milhão de estudantes não têm água potável nas escolas, aponta estudo
Um levantamento do Instituto Água e Saneamento em conjunto com o Centro de Estudos e Dados sobre Desigualdades Raciais foi divulgado na última segunda-feira (9)
News das 19h|Do R7
Segundo o estudo Água e saneamento nas escolas brasileiras: indicadores de desigualdade racial a partir do Censo Escolar, divulgado na última segunda-feira (9) pelo Instituto Água e Saneamento (IAS) e pelo Centro de Estudos e Dados sobre Desigualdades Raciais (Cedra), 1,2 milhão de estudantes não têm água potável nas escolas. O levantamento ainda aponta que a falta de água potável é maior em escolas de maioria negra. Em entrevista ao News 19h na última terça-feira (10), o coordenador de Conhecimento e Difusão do IAS, Eduardo Caetano, analisou o cenário demonstrado pelo estudo.
“Isso é um retrato da desigualdade histórica no país. A gente olha isso com bastante preocupação. Quando a gente analisa as cinco dimensões de saneamento, 50% dos alunos que estão matriculados nessas escolas predominantemente negras não têm acesso a algum desses serviços de saneamento, enquanto nas escolas predominantemente brancas, o número cai para 16%”, avaliou Caetano.
Últimas