Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Cedae é multada em R$1 milhão por vazamento de esgoto

Prefeitura diz que companhia foi notificada duas vezes. Poluição eleva o risco de morte de peixes da lagoa Rodrigo de Freitas

Rio de Janeiro|Ana Beatriz Araújo, do R7*

A Prefeitura do Rio multou a Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) em R$ 1 milhão, nesta quinta-feira (18), por despejo de esgoto no Rio dos Macacos, que deságua na Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul da cidade.


De acordo com o órgão municipal, a companhia foi notificada duas vezes, nos dias 14 e 22 de janeiro, sobre o problema de uma bomba elevatória próxima a Ilha Piraquê. No entanto, a empresa teria tomado “medidas paliativas”, sem resolver a situação de fato.

Desembargador manda soltar Belo após show com aglomeração no Rio

“Foram duas notificações, mas o conserto foi ineficiente. Esse volume absurdo de esgotos é inadmissível. Além da multa, o reparo precisa ser feito imediatamente.”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Cavaliere.


Com isso, o caso é entendido como crime ambiental já que a poluição no Rio dos Macacos reduz a quantidade de oxigênio na Lagoa, elevando o risco de morte de peixes. O vazamento foi descoberto após denúncias de moradores e frequentadores sobre a mudança na coloração e o cheiro forte na água.

Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente afirmou que vai encaminhar uma cópia do auto de infração e o relatório de vistoria à DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente) que vai apurar o caso.


Em nota, a Cedae garantiu que a obra de reparo foi iniciada ontem (17) e será finalizada nesta quinta-feira (18). A Companhia disse ainda que o esgoto está sendo drenado “para o sistema de contingência de captação em tempo seco, tendo como destinação final o emissário submarino”.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Celso Fonseca 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.