Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Covid-19: Rio começa a vacinar população em situação de rua

Cerca de 7 mil pessoas serão atendidas em abrigos e nas ruas, segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social

Rio de Janeiro|Da Agência Brasil

O município do Rio de Janeiro começou nesta terça-feira (25) a vacinar a população em situação de rua contra a covid-19. Receberam a primeira dose do imunizante 140 homens na Unidade de Reinserção Social Haroldo Costa, na Taquara, zona oeste da cidade. O local estava destinado de forma emergencial para o abrigo de idosos durante a pandemia e agora foi incorporado à rede de assistência social.

Primeira dose foi aplicada em 140 pessoas em situação de rua
Primeira dose foi aplicada em 140 pessoas em situação de rua Primeira dose foi aplicada em 140 pessoas em situação de rua

De acordo com a secretária Municipal de Assistência Social, Laura Carneiro, a cidade tem uma estimativa de 7.275 pessoas em situação de rua, que serão atendidas nos abrigos e centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). Ela explicou, durante apresentação do último boletim epidemiológico pela prefeitura, que essas instituições já têm a relação de pessoas que atendem.

“Nos Centros POP, embora as pessoas não durmam, elas vão lá durante o dia, são vacinadas e voltarão para a segunda dose. O resquício dessas pessoas que ainda estiverem vivendo nas ruas, vão ser abordadas pelas equipes que já conhecem todos os locais aonde elas ficam. Embora não tenham aceitado o acolhimento, provavelmente todas as pessoas em situação de rua, já foram abordadas pelas nossas equipes”, diz Laura Carneiro.

Para as pessoas que não estão em abrigos, a vacinação será feita pelas equipes dos consultórios de rua, composta por integrantes da saúde e da assistência social.

A população privada de liberdade também foi incluída nesta etapa da vacinação, conforme orientação do Programa Nacional de Imunização, e o planejamento da imunização será feito em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.