Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Empresas não apresentam propostas para licitação de renovação da frota do BRT no Rio

Em meio à crise no sistema, pregão para comprar de ônibus articulados não atraiu interessados nesta quarta (16)

Rio de Janeiro|Bruna Oliveira e Márcio Mendes, do R7*

Passageiros protestaram contra a precariedade do sistema do BRT na semana passada
Passageiros protestaram contra a precariedade do sistema do BRT na semana passada Passageiros protestaram contra a precariedade do sistema do BRT na semana passada

Em meio à crise no sistema do BRT, nenhuma empresa apresentou propostas durante o pregão eletrônico para a renovação da frota nesta quarta-feira (16). A Secretaria Municipal de Transportes do Rio afirmou que vai republicar o edital de licitação para a compra de ônibus articulados. 

A Prefeitura do Rio previa a aquisição de 307 veículos, com entrega agendada para outubro, além de outros 250 até 2023.

Na última semana, o serviço foi alvo de protestos dos passageiros, na zona oeste da cidade, em razão de superlotação e precariedade do sistema. Entre as reclamações está a má conservação dos veículos. Hoje, um ônibus do BRT pegou fogo na estação Bosque do Marapendi, na avenida das Américas, na zona oeste do Rio.

Os motoristas também já se mostraram insatisfeitos com as condições de trabalho e fizeram uma paralisação há cerca de duas semanas. A greve ocorreu depois que a prefeitura decidiu repassar a gestão do BRT para a empresa pública Mobi-Rio. O prefeito Eduardo Paes chegou a acusar os empresários de ônibus de estarem por trás do movimento. No entanto, as declarações foram repudiadas pelo Rio Ônibus.

Inaugurado há 10 anos, o BRT acumula um histórico de problemas e até indícios de corrupção, que levaram à condenação do ex-secretário de Obras Alexandre Pinto, após ter admitido o recebimento de propina de uma das empresas que participaram da implementação dos corredores exclusivos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.