Rio anuncia renovação de frota do BRT para segundo semestre
Segundo município, 557 novos ônibus serão comprados em duas licitações diferentes. Ônibus terão portas mais robustas
Rio de Janeiro|Rafaela Oliveira, do R7*
A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou, na manhã desta segunda-feira (14), que renovará a frota dos ônibus articulados do sistema BRT. De acordo com as informações, serão adquiridos 557 novos veículos.
Conforme apontado pela administração municipal, a medida faz parte de um projeto de requalificação do transporte. A compra visa a substituição gradativa dos ônibus e expansão do sistema até 2023.
Para isso, a Secretaria Municipal de Transporte informou que os novos articulados terão portas mais robustas e resistentes, com cabine de segregação do condutor, garantindo a segurança do funcionário. Além disso, está previsto mais um espaço de cadeirante nos articulados.
Todos os ônibus terão equipamentos e sistemas embarcados como telemetria, GPS e videomonitoramento.
Concessão e intervenção no BRT
A aquisição dos novos BRTs será dividida em duas licitações: a primeira prevê a compra de 307 veículos articulados, com entrega em outubro; já a segunda é para receber outros 250 ônibus no segundo semestre de 2023 (modelos básicos e de 21 metros).
Quanto à gestão do BRT, a SMTR vai licitar a concessão da operação do BRT, com entrega de propostas prevista para maio. A empresa cuidará da circulação dos ônibus nos corredores, encarregada da manutenção dos veículos e gestão das garagens.
Em maio de 2021, a prefeitura começou uma intervenção no sistema BRT com o investimento de R$ 133 milhões. Com o gasto de R$ 24 milhões no programa de reforma, foram reabertas 46 estações que estavam fechadas.
"Há medidas importantes a serem tomadas no início do ano, como a licitação da bilhetagem e a compra de 600 ônibus só para o BRT", afirmou o prefeito Eduardo Paes. Já são 13 estações operantes reformadas em 2022.
*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa