Escolas ocupadas: secretaria vê movimento em mais 3 unidades de ensino do RJ
As duas primeiras escolas ocupadas continuam com as aulas suspensas
Rio de Janeiro|Do R7
A Secretaria de Estado de Educação informou nesta segunda-feira (4) que um movimento de ocupação foi identificado em mais três escolas da rede estadual de ensino. Segundo a pasta, há um diálogo entre a direção dessas unidades e alunos no CE Heitor Lira (Penha), CE Visconde de Cairu (Méier) e CE Euclydes Paulo da Silva (Maricá).
Entretanto, uma página organizada por estudantes no Facebook chamada Escolas do RJ em Luta informou na tarde de hoje que o total de escolas ocupadas havia subido para oito.
A secretaria informou que a Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro analisa pedido de reintegração de posse das duas primeiras escolas ocupadas (CE Prefeito Mendes de Moraes e CE Gomes Freire de Andrade). Ao todo, essas escolas possuem 3.900 estudantes.
Após reunião do secretário Antonio Neto com estudantes, a pasta afirma não ver a intenção dos líderes do movimento em desocupar as unidade e acrescenta que há envolvidos que não fazem parte da comunidade escolar, como integrantes de sindicatos e movimentos sociais.
Os estudantes reivindicam melhores condições de ensino e valorização dos professores, além de maior participação dos alunos na comunidade escolar.