Ex-traficante e policiais da UPP da Mangueira jogam futebol na comunidade
Evento comemorou o Dia Internacional da Paz, no fim de semana
Rio de Janeiro|Do R7
Um jogo de futebol na Mangueira, zona norte, reuniu policiais da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) e moradores da comunidade no fim de semana. Dentre eles estava o ex-traficante Marco Aurélio Custódio, o Marquinhos Mochila, que hoje tem um trabalho de social no local que incentiva crianças a jogarem o esporte.
A partida foi realizada para comemorar o Dia Internacional da Paz, em 21 de setembro. A ação foi elogiada pelo major Nogueira, ex-comandante da UPP Mangueira que na semana passada foi transferido para a UPP São Carlos, no centro do Rio.
— Colocamos a Mangueira no mapa da paz. Isso é muito importante para o trabalho da UPP. Estamos aqui para garantir, por exemplo, que os moradores possam passar o domingo nesse campo jogando futebol. Que as crianças possam ficar tranquilas assistindo. O trabalho da polícia aqui é evitar os confrontos armados e acho que estamos conseguindo.
Marquinhos Mochila contou sobre o difícil relacionamento com os policiais logo após a instalação da UPP.
— Quando a polícia chegou aqui na comunidade a gente não queria nem falar com eles. Mas os dois lados foram se aproximando aos poucos e agora estamos aqui jogando bola juntos. Infelizmente não teve um time vencedor, porque eu queria vencer eles para poder brincar com o Nogueira. Mas o mais importante foi que conseguimos reunir os moradores e policiais no mesmo campo. Essa cena seria impossível alguns anos atrás.