Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça aceita denúncia contra grupo que aplicou golpe do falso empréstimo mais de 500 vezes

Segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro, 12 pessoas responderão pelos crimes de estelionato e associação criminosa

Rio de Janeiro|Do R7


MPRJ denunciou 12 pessoas à Justiça por crimes que ocorreram desde 2021 MPRJ/Divulgação

A Justiça do Rio recebeu a denúncia do MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) contra 12 pessoas por envolvimento em uma quadrilha que aplicou mais de 500 vezes o golpe do falso empréstimo consignado. O grupo vai responder pelos crimes de estelionato e associação criminosa.

Os crimes ocorreram desde 2021, por meio de duas empresas, que foram alvo de investigações da 62ª DP (Imbariê) e da 59ª DP (Duque de Caxias).

Segundo a apuração do Gaeco (Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado), o grupo se dividia na captação de clientes, contato para oferecimento de vantagens para obtenção de créditos e comparecimento à casa das vítimas para obter documentos, dados cadastrais e fotos do rosto.

Após realizar os golpes, a organização criminosa realizava a contratação do empréstimo e entrava em contato com as vítimas — em sua maioria, pensionistas, aposentados e/ou idosos vulneráveis, alegando que um empréstimo havia sido realizado equivocadamente.

Publicidade

Em seguida, eles apresentavam como solução a devolução do valor depositado via transferência para outra conta bancária indicada por um dos criminosos ou por meio de boleto.


Publicidade



Publicidade




Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.