Mais de 300 urnas eletrônicas são substituídas no estado do RJ
De acordo com o TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral), a maioria das trocas de equipamentos ocorreu na capital fluminense
Rio de Janeiro|Do R7
Ao menos de 319 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas no estado do Rio de Janeiro, neste domingo (6), durante as eleições municipais de 2024.
De acordo com o boletim das 17h divulgado pelo TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral), a maioria das trocas de equipamentos ocorreu na capital fluminense: 156.
Também foram substituídas urnas eletrônicas nos seguintes municípios:
- 19 em Duque de Caxias e em São João de Meriti;
- 12 em Nova Iguaçu;
- 10 em São Gonçalo;
- 9 em Niterói e em Mesquita;
- 8 em Petrópolis;
- 6 em Barra Mansa e em Campos dos Goytacazes;
- 5 em Nova Friburgo e em Cabo Frio.
O presidente do TRE-RJ, o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, considerou muito baixo o número de urnas substituídas —menos de 1% delas apresentaram problemas. Além disso, avaliou que a votação ocorreu com “absoluta tranquilidade”.
Prisões
Até as 18h, haviam sido registradas 194 ocorrências — incluindo prisões e apreensões — em delegacias das polícias Civil e Federal. Deste número, ao menos 63 foram contabilizadas pela PF.
Quinze candidatos ainda foram detidos suspeitos de compra de votos, boca de urna, dentre outros crimes eleitorais.
Morte idosa
O TRE-RJ lamentou a morte de uma idosa em uma seção eleitoral no Jardim Botânico, na zona sul do Rio de Janeiro. A vítima, de 72 anos, havia acabado de votar quando passou mal.
A votação no local foi suspensa temporariamente para o trabalho da perícia e para a remoção do corpo da vítima.