MP-RJ e PF prendem 40 pessoas por suspeita de tráfico no Rio e em São Paulo
Ação conjunta é preventiva contra facções que atuam nos dois Estados
Rio de Janeiro|Do R7
A Polícia Federal e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro cumpriram nesta quinta-feira (22) 40 mandados de prisão durante uma ação conjunta contra traficantes ligados a três facções criminosas — duas do Rio e uma de São Paulo. A operação pretende cumprir mais 11 mandados até o final do dia.
Eles são acusados de associação para o tráfico e tráfico — crimes praticados em Resende com extensão em outros municípios da região Sul Fluminense e dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Parte dos suspeitos também responde por porte ilegal de arma e crime de informante do tráfico.
De acordo com a denúncia, a organização usa adolescentes na revenda de drogas. No comando do grupo, suspeitos atualmente presos teriam estabelecido comunicação via ligações telefônicas.
Os grupos criminosos também seriam suspeitos de outros crimes, como homicídios, lavagem de dinheiro e tráfico de armas, tendo inclusive contato com facção criminosa paulista que age nos presídios.
Ao longo das investigações, foram apreendidos 55 kg de entorpecentes (crack, cocaína e maconha), um revólver .380, 30 cartuchos .380, dinheiro e grande quantidade de material para preparação e mistura de drogas em laboratório de refino em Itatiaia.
A chamada operação Puris também conta com mandados de busca e apreensão e o sequestro de bens e valores dos denunciados.