Fiscais foram às estações do ramal Santa Cruz
DIVULGAÇÃO/Procon-RJO Procon-RJ multou a SuperVia em mais de R$ 1,5 milhão, na última quarta-feira (30), após constatar problemas em três estações do ramal Santa Cruz. Até o momento, a concessionária acumula mais de R$ 12,5 milhões em multas aplicadas desde o início da Operação Estação Segura.
A ação, iniciada em abril deste ano, fiscalizou mais de 30 estações, entre elas Méier, Engenho Novo e Sampaio, todas pertencentes ao ramal Santa Cruz, e constatou problemas em relação à acessibilidade, atrasos, má conservação das estações, trens lotados, espaçamento acentuado entre os trens e a plataforma, além da presença de homens em vagões destinados apenas às mulheres.
"Essas irregularidades ferem o direito do consumidor a um serviço de transporte adequado, eficiente e seguro. Assim, após analisar os argumentos da empresa, que foram considerados insubsistentes, o fornecedor foi multado", aponta o presidente do Procon- RJ, Cássio Coelho.
Na manhã desta quinta-feira (1ª), passageiros relataram problemas no ramal Japeri, na Baixada Fluminense. Em nota, a SuperVia informou que, excepcionalmente, não há partidas das estações Nova Iguaçu e Queimados para Central do Brasil. A concessionária explica que a "ação vem ocorrendo desde as últimas semanas devido aos constantes furtos e vandalismos aos equipamentos de sinalização."
*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa