Rio de Janeiro Professor canta com alunos no corredor de escola para "abafar" som de tiros

Professor canta com alunos no corredor de escola para "abafar" som de tiros

Vídeo publicado repercutiu rapidamente e tem emocionado internautas

Professor ficou 40 min no corredor da escola com alunos

Professor ficou 40 min no corredor da escola com alunos

Reprodução/Record TV Rio

Um vídeo publicado em uma rede social repercutiu rapidamente e tem emocionado muitas pessoas. Nas imagens um professor toca violão enquanto crianças cantam no corredor de uma escola na comunidade Três Pontes em Paciência, zona oeste do Rio. O som das palmas e da música abafam o barulho dos tiros. Do lado de fora do Ciep Roberto Morena, ocorre mais um intensa confronto entre policiais e criminosos.

Roberto Ferreira leciona na escola há 12 anos. Ele conta que naquele dia o som dos tiros estava muito alto e muitas crianças choravam com medo. Foi então que o professor decidiu levar a turma para fora da sala de aula. Todos se sentaram no chão do corredor e Roberto pediu que eles não se levantassem. O professor ensinou algumas músicas às crianças e pediu que elas cantassem o mais alto que pudessem. Dessa forma, por 40 minutos, Roberto abafou o som dos tiros e tranquilizou os alunos, enquanto os mantinha protegidos abaixados no corredor da escola.

O convívio diário com a violência é uma realidade cada vez mais comum para escolas, professores e alunos do Rio. Um dado alarmante da Secretaria Municipal de Educação aponta que dos 75 dias letivos deste ano, apenas em sete deles nenhuma escola precisou fechar por causa de tiroteios. São 336 escolas e creches que já tiveram que ser fechadas pelo menos uma vez devido a proximidade com os confrontos armados.

Em março deste ano, Maria Eduarda Alves da Conceição, de 13 anos, morreu após ser baleada no pátio de uma escola em Acari, zona norte do Rio. A morte da menina dentro da unidade chamou atenção para a perigosa aproximação dos confrontos armados de espaços como escolas e creches.

Veja o Vídeo:

Últimas