Rio de Janeiro tem previsão de chuva moderada a forte também nesta quarta-feira (8)
Ontem, temporal provocou mortes de uma criança e um idoso somente na capital fluminense
Rio de Janeiro|Do R7, com Agência Brasil
Após um temporal deixar ao menos duas vítimas somente na capital fluminense — um idoso e uma criança, o município do Rio de Janeiro tem previsão de chuva moderada a forte também nesta quarta-feira (8).
O Sistema Alerta Rio, que monitora a previsão do tempo, fez um alerta à população:
“Hoje ainda tem previsão de chuva, que pode vir com intensidade moderada durante a tarde e noite, e podendo ser pontualmente forte. Mas não comparado ao dia de ontem, que teve chuva forte a muito forte em vários pontos da cidade”, destacou a meteorologista Raquel Franco.
O prefeito Eduardo Paes fez um pedido para que as pessoas evitem circular pela cidade quando estiver chovendo muito.
“Nós devemos ter mais chuvas hoje. A cidade voltou a um certo estágio de normalidade, mas é óbvio que a chuva de ontem trouxe muito lixo, provocou bolsões d’água, alagamentos e entupimento de galerias, então com a chuva de hoje a gente pode voltar a ter problemas. Evitem deslocamentos durante chuvas fortes, fiquem atentos às informações da imprensa e do Centro de Operações”, disse Eduardo Paes, em um vídeo publicado nas redes sociais.
Volume de chuva que atingiu o Rio foi 70% maior do que o esperado para fevereiro
De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura, o volume de chuva que atingiu o Rio em 24 horas foi 70% maior do que o esperado para todo o mês de fevereiro.
Ontem, a cidade chegou a ficar em estágio de alerta — o quarto numa escala de cinco — devido aos alagamentos e ao impacto em serviços e no trânsito. A última vez que o Rio havia entrado nesta classificação havia sido em abril de 2022.
Ao todo, 113 sirenes foram acionadas em áreas de risco. O tempotal também afetou o abastecimento de água em 13 bairros na zona oeste da cidade. A concessionária Rio+Saneamento informou que o fornecimento foi reduzido devido a alterações na qualidade da água captada na estação de tratamento de Guandu.
Estado do RJ
Fora da capital, mais duas vítimas morreram - uma em Saquarema, na Região dos Lagos, e outra em São Gonçalo, na região metropolitana. O Corpo de Bombeiros atendeu cerca de 300 ocorrências em todo o estado.