RJ inaugura 1º posto inclusivo para pessoas com deficiência no Brasil
Unidade fica no centro do Rio e já está disponível para agendar atendimentos nos próximos dias
Rio de Janeiro|Rafaela Oliveira, do R7*
O governador Cláudio Castro e o presidente do Detran-RJ, Adolfo Konder, inauguraram o primeiro posto do Brasil voltado para o atendimento de pessoas com deficiência, nesta sexta-feira (14/05). Na unidade da avenida Francisco Bicalho, que se chamará Posto de Atendimento Detran Acessível – PCD, serão oferecidos os serviços de veículos, habilitação e identificação civil.
O espaço do centro do Rio foi adaptado com piso tátil e rampas para a locomoção dos usuários. De acordo com o governo estadual, equipes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos será responsável pelo atendimento ao público no local.
Entre os serviços ofertados, estarão o acompanhamento psicológico, atendimento jurídico, isenção de taxas para identificação civil e casamento, além do encaminhamento para órgãos do governo e cursos de capacitação para o trabalho.
O Detran-RJ informou ainda que também serão realizadas as aulas práticas de direção para o público PCD do programa Cidadania sobre Rodas, da Escola Pública de Trânsito (EPT).
Além de Cláudio e Adolfo, uma equipe da Lei Seca esteve no evento. Na inauguração, Castro ressaltou que o posto é acessível para qualquer pessoa, com a atenção voltada às pessoas com deficiência, que até hoje não tinham um local apto para atendimento. "Essa gestão [do Detran] deixa um legado para o estado, um legado de respeito", declarou o governador.
Segundo o superintendente Estadual da Pessoal com Deficiência, Fábio Fernandes, o agendamento está disponível para os próximos dias. Para agendar, o carioca pode acessar o site do Detran ou ligar para o Teleatendimento, nos números (21) 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042, das 6h às 21h.
*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa