Rio de Janeiro RJ inaugura 1º posto inclusivo para pessoas com deficiência no Brasil

RJ inaugura 1º posto inclusivo para pessoas com deficiência no Brasil

Unidade fica no centro do Rio e já está disponível para agendar atendimentos nos próximos dias

Resumindo a Notícia

  • Primeiro posto do Detran voltado às pessoas com deficiência foi inaugurado nesta sexta
  • Cláudio Castro diz que espaço será um "legado de respeito"
  • Unidade já está disponível para atendimento
  • Aulas práticas de direção, retirada de habilitação e identidade estão entre serviços ofertados
RJ inaugura primeiro posto do Detran inclusivo para pessoas com deficiência

RJ inaugura primeiro posto do Detran inclusivo para pessoas com deficiência

Divulgação/Detran

O governador Cláudio Castro e o presidente do Detran-RJ, Adolfo Konder, inauguraram o primeiro posto do Brasil voltado para o atendimento de pessoas com deficiência, nesta sexta-feira (14/05). Na unidade da avenida Francisco Bicalho, que se chamará Posto de Atendimento Detran Acessível – PCD, serão oferecidos os serviços de veículos, habilitação e identificação civil.

Piso tátil e rampas foram instaladas para acessibilidade

Piso tátil e rampas foram instaladas para acessibilidade

Divulgação/Detran

O espaço do centro do Rio foi adaptado com piso tátil e rampas para a locomoção dos usuários. De acordo com o governo estadual, equipes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos será responsável pelo atendimento ao público no local.

Entre os serviços ofertados, estarão o acompanhamento psicológico, atendimento jurídico, isenção de taxas para identificação civil e casamento, além do encaminhamento para órgãos do governo e cursos de capacitação para o trabalho.

O Detran-RJ informou ainda que também serão realizadas as aulas práticas de direção para o público PCD do programa Cidadania sobre Rodas, da Escola Pública de Trânsito (EPT).

Além de Cláudio e Adolfo, uma equipe da Lei Seca esteve no evento. Na inauguração, Castro ressaltou que o posto é acessível para qualquer pessoa, com a atenção voltada às pessoas com deficiência, que até hoje não tinham um local apto para atendimento. "Essa gestão [do Detran] deixa um legado para o estado, um legado de respeito", declarou o governador. 

Uma equipe de colaboradores da lei seca estiveram na inauguração

Uma equipe de colaboradores da lei seca estiveram na inauguração

Divulgação/Detran

Segundo o superintendente Estadual da Pessoal com Deficiência, Fábio Fernandes, o agendamento está disponível para os próximos dias. Para agendar, o carioca pode acessar o site do Detran ou ligar para o Teleatendimento, nos números (21) 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042, das 6h às 21h.

*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas