Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

RJ: São Gonçalo é a cidade com mais baleados em setembro

Apesar de ter tido menos tiroteios que zona norte do Rio, 51 moradores do município foram baleados; 21 morreram

Rio de Janeiro|Rafaela Oliveira, do R7*

Uma pesquisa feita pelo Instituto Fogo Cruzado mediu que o estado do Rio de Janeiro teve 286 tiroteios em setembro. Destes, 68 aconteceram em cidades do Leste Metropolitano. O índice se repetiu na Baixada Fluminense, mas foi em São Gonçalo que os maiores números de feridos foram registrados: 48 confrontos e 51 pessoas baleadas, das quais 21 morreram. 

São Gonçalo é a cidade mais violenta do RJ
São Gonçalo é a cidade mais violenta do RJ São Gonçalo é a cidade mais violenta do RJ

O chamado Leste Metropolitano é formado pelos municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, Cachoeira de Macacu e Tanguá, que tiveram uma média de dois tiroteios por dia.

No último mês, duas chacinas aconteceram em São Gonçalo.

Em uma delas, pelo menos três pessoas foram baleadas durante uma operação da Polícia Civil no Largo de Itaúna no último dia 28 de setembro. O aposentado José Carlos da Silva Corrêa, de 63 anos, morreu com um tiro na cabeça, na ocasião.

Publicidade
DJ Jeffinho morreu em tiroteio
DJ Jeffinho morreu em tiroteio DJ Jeffinho morreu em tiroteio

Na madrugada do dia 8 de setembro, seis pessoas foram baleadas em um confronto entre policiais militares e traficantes na comunidade do Engenho Pequeno. Quatro delas morreram, incluindo Jefferson Ribeiro Vieira, o DJ Jeffinho da China, conhecido pelo 'Baile da China'. 

Entre as sete vítimas de bala perdida, cinco foram no Leste Metropolitano. O único idoso baleado e morto em toda a Região Metropolitana também foi atingido na área.

Publicidade

Além disso, três dos seis adolescentes atingidos foram baleados nesta região. 

São Gonçalo também foi município foi o mais letal para a população da terceira idade. No relatório divulgado na última sexta-feira (1º), dia do idoso, o Fogo Cruzado aponta que a cidade acumulou 62% dos idosos baleados em 2021, com 13 vítimas. Na sequência, está Maricá (2), Niterói (2), Rio de Janeiro (2), Japeri (1) e Nilópolis (1).

Publicidade

Dados de 2021

De janeiro até setembro, o Instituto Fogo Cruzado mapeou 3.795 tiroteios/disparos de arma de fogo na Região metropolitana do Rio. Em 1.168 deles, houve presença de agentes de segurança. O número representa um aumento de 7% nos tiroteios gerais comparado ao mesmo período de 2020, que teve 3.558 tiroteios, 986 na presença de agentes de segurança.

Ao todo, 1.622 pessoas foram baleadas, das quais 843 morreram em 2021, também havendo aumento em relação ao ano anterior: 665 mortos.

Houve ainda aumento de 18% nos casos com presença de agentes de segurança, assim como 27% no número de mortes e 13% no de feridos.

Tiroteios

Rio de Janeiro: 150 tiroteios, 14 mortos e 16 feridos. Só na zona norte: 78 tiroteios, 8 mortos e 11 feridos.

Leste Metropolitano: 68 tiroteios, 25 mortos e 38 feridos. Só em São Gonçalo: 48 tiroteios, 21 mortos e 30 feridos. Em Niterói: 15 tiroteios, 1 morto e 6 feridos.

Baixada Fluminense: 68 tiroteios, 22 mortos e 16 feridos. Só em Duque de Caxias: 21 tiroteios, 6 mortos e 2 feridos. Em Belford Roxo: 13 tiroteios, 2 mortos e 2 feridos.

A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que o órgão responsável pela divulgação oficial dos índices da segurança pública no Estado do Rio de Janeiro é o Instituto de Segurança Pública (ISP).

Procurada pelo R7, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro informou que dados do Instituto de Segurança Pública registraram uma queda de -0,7% na incidência da letalidade violenta no período de janeiro a agosto de 2021, numa comparação ao mesmo período do ano passado.

Já com relação aos Homicídios Dolosos, a PM disse que a queda foi ainda maior em todo o Estado: uma diminuição de -7.4% no mesmo período.

"O comando da Secretaria de Estado de Polícia Militar aproveita o espaço para reforçar o seu compromisso leal e ininterrupto no combate às práticas criminosas diversas, numa atuação permanente com vistas à manutenção da segurança de toda a sociedade do Rio de Janeiro".

Nota da Prefeitura

A Prefeitura de São Gonçalo vem acompanhando atentamente, com preocupação, os dados relativos à segurança pública. A Prefeitura se solidariza às famílias das vítimas atingidas pela violência e informa que vem atuando, desde o primeiro dia de gestão do prefeito Capitão Nelson, para contribuir com o reforço do patrulhamento, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública.

Estão sendo realizados investimentos em segurança, com recursos próprios e em parceria com o governo do Estado do Rio de Janeiro, a fim de expandir projetos como o Segurança Presente, que já atua em boa parte da cidade com o efetivo reforçado pela Operação São Gonçalo Presente.

O município também está trabalhando na implantação de um centro de monitoramento e vigilância, com uso de tecnologia e câmeras por toda a cidade, com recursos oriundos da concessão dos serviços da Cedae, além da criação de um grupamento tático da Guarda Municipal, que será ampliada e receberá novos equipamentos.

A Secretaria de Ordem Pública está finalizando o plano integrado de segurança pública, que irá reunir várias secretarias em ações planejadas para ocupar as comunidades dominadas pelo crime. Serão operações integradas com as forças estaduais e federais de segurança, para que o município possa levar uma série de serviços de educação e saúde e projetos de esporte, cultura e lazer.

Importante ressaltar que estas ações já vêm sendo realizadas, integrando várias secretarias, através de projetos como o Cidadania Itinerante e Vacinação Itinerante, com a prestação de serviços nas áreas da saúde, assistência social, educação, desenvolvimento econômico, cultura e lazer.

*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.