Rio de Janeiro Verão no Rio tem índices alarmantes de raios ultravioleta; veja como se proteger

Verão no Rio tem índices alarmantes de raios ultravioleta; veja como se proteger

Quem for à praia precisa renovar aplicação de filtro a cada duas horas

Verão no Rio tem índices alarmantes de raios ultravioleta; veja como se proteger

Os banhistas devem evitar o sol entre as 10h e as 16h

Os banhistas devem evitar o sol entre as 10h e as 16h

Ale Silva / Futura Press / Estadão Conteúdo

Após duas semanas de sol forte e poucas núvens no Rio de Janeiro, a incidência de radiação ultravioleta atingiu o nível 11 em uma escala de 15, índice classificado como alarmante pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). A previsão para esta sexta-feira (10) é de sol forte na cidade, com temperatura máxima de 38°C, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Quem pretende se divertir na praia ou na piscina, precisa tomar medidas de proteção da pele, para evitar problemas como queimação, manchas e até câncer, a longo prazo.

A dermatologista Luiza Archer orienta que filtros solares com fatores abaixo do número 30 não devem ser comprados, pois praticamente não fazem efeito. A aplicação dos protetores precisa ser repetida, no máximo, a cada duas horas. Quem transpira muito ou se molha deve reaplicar o filtro com maior frequência.

Ainda de acordo com Luiza Archer, o protetor deve ser espalhado na pele 15 minutos antes da exposição ao sol. Mesmo quem costuma ficar debaixo da barraca ou na água, precisa usar o filtro.

A dermatologista indica ainda que o passeio na praia ou piscina deve ser evitado entre as 10h e as 16h, sobretudo em dias sem núvens.

— Nesse horário aumenta a incidência de UVB [ultravioleta B], que traz riscos como câncer de pele. É preciso procurar um especialista para saber qual o fator de filtro solar é indicado para a sua pele.

Luiza Archer afirma ainda que é preciso evitar frutas cítricas no sol, já que o contato com a pele pode gerar manchas. Até bebidas como caipirinha, limonada e mate com limão são perigosas.

— Caso haja queimaduras, é preciso passar loções hidratantes para aliviar a pele.

Assista ao vídeo com outras dicas: