Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ação alerta sobre riscos com o uso do celular em estações do Metrô

Linha 4 Amarela do Metrô de SP faz campanha para orientar passageiros a manter a desatenção ao falar ou digitar mensagens em escadas e plataformas

São Paulo|Cesar Sacheto, do R7

Empresa estimula passageiros a ficar atentos dentro das estações ao celular
Empresa estimula passageiros a ficar atentos dentro das estações ao celular Empresa estimula passageiros a ficar atentos dentro das estações ao celular

A desatenção de muitas pessoas no manuseio do celular em público, comportamento que gera muitos acidentes, alguns gravíssimos, motivou a criação de uma campanha na Linha 4 Amarela do Metrô de São Paulo para conscientizar passageiros sobre o problema.

O gestor de atendimento da Via Quatro, concessionária que administra a Linha 4 Amarela, José Luiz Bastos, revelou que o aumento gradativo dos registros de acidentes com passageiros, de 15 para 24 ocorrências mensais entre 2017 e 2018, exigiu uma intervenção da empresa.

Leia mais:Órgão do consumidor alerta INSS por dados vazados de pensionistas

Como solução, a companhia optou por alertar os usuários por meio de adesivagem das escadas rolantes e painéis das estações, além da divulgação de vídeos com alertas sobre os riscos da prática. A ação foi estendida para todos os meios de comunicação e imprensa.

Publicidade

"O grande vilão da história é o uso celular. As pessoas caminham digitando mensagens. E não prestam atenção no piso, nas pessoas que vem no sentido contrário, no término da escada ou no começo dela", explicou José Luiz Bastos.

Escadas foram adesivadas para orientar usuários
Escadas foram adesivadas para orientar usuários Escadas foram adesivadas para orientar usuários

Atualmente, a Via Quatro calcula em 22 o número médio de acidentes por mês nas dez estações do ramal, número que comprova uma ligeira queda após o início da campanha. Em 2017, foram registradas 24 ocorrências, em média. Porém, o número de paradas também era menor (7).

Publicidade

Leia mais:Desemprego cresce e atinge 13,1 milhões de brasileiros, diz IBGE

"Os acidentes, em geral, são muito leves, coisas pequenas, torções, quedas [com consequências] superficiais. Os casos são tratados nas estações por uma equipe capacitada para o atendimento de primeiros socorros. Casos mais graves são encaminhados para pronto-socorros", complementou o gestor de atendimento da Via Quatro.

Publicidade

Leia também

Metrô

Procurada pelo R7, a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos informou que não possui estatísticas específicas sobre acidentes causados pelo uso de celular nas estações dos demais ramais do Metrô.

Segundo a pasta, a empresa apenas mantém avisos sonoros nas composições estações para alertar sobre os riscos de acidentes devido à desatenção ao circular pelas estações e trens falando ou digitando mensagens no celular.

Você tem alguma denúncia? Envie um e-mail para denuncia@r7.com

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.