Apagão na zona oeste de SP atinge trens e prejudica 600 mil pessoas
Metrô e trens tiveram de circular com velocidade reduzida
São Paulo|Karla Dunder, do R7, com Agência Record
Uma falha no fornecimento de energia às 10h26 da manhã desta terça (26) atingiu vários bairros, principalmente na zona oeste de São Paulo. A energia foi reestabelecida cerca de 20 minutos depois e atingiu 600 mil pessoas. Metrô e trens tiveram de circular com velocidade reduzida. Semáforos ainda estão apagados prejudicando o trânsito na capital.
Por meio de nota, a Eletropaulo, responsável pela ditribuição de energia em São Paulo, informou que "houve um desligamento na rede de transmissão de energia, que é de responsabilidade da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica (CTEEP). A energia foi restabelecida cerca de 20 minutos depois. A falha da CTEEP desligou 20 subestações da AES Eletropaulo e atingiu 600 mil clientes da distribuidora."
Ainda de acordo com a distribuidora, a zona oeste da capital foi a mais atingida, principalmente nos bairros da Lapa, Pinheiros, Morumbi, Butantã, Vila Madalena, Sumaré e Jaguaré. Trechos de Osasco e Cajamar, próximos à Capital, também tiveram desligamentos.
Segundo a ISA CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) houve desligamento na subestação Milton Fornasaro, na capital paulista, ocasionando interrupção no fornecimento de energia elétrica à distribuidora local. Equipes de manutenção da empresa atuaram para o restabelecimento da energia, que foi normalizado às 10h46. As causas do ocorrido estão sendo apuradas pela Companhia.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informa que está com todo o seu efetivo na rua para reativar os semáforos prejudicados pelo apagão elétrico. A falta de energia prejudicou principalmente os semáforos das regiões oeste, leste e sul de São Paulo.
Por conta do apagão, todas as cinco linhas da CPTM operaram em velocidade reduzida devido a um problema de distruibuição interna de energia. A Linha 1 Azul, do Metrô, também teve maior lentidão por causa de interferência entre as estações Jabaquara e Tucuruvi. A situação já foi normalizada.
A CET coloca à disposição o telefone 1188 para informações sobre semáforos com problemas. O serviço funciona 24 horas e a ligação é gratuita.