Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Após rebelião, 123 presos são recapturados e 800 são transferidos de Bauru

Detentos que participaram de motim vão para o regime fechado; presídio passará por reforma

São Paulo|Do R7, com Rede Record

Detentos danificaram presídio durante rebelião em Bauru
Detentos danificaram presídio durante rebelião em Bauru

Até o fim da manhã desta quarta-feira (25), ao menos 123 presos que fugiram durante uma rebelião no CPP3 (Centro de Progressão Penitenciária), em Bauru, no interior de São Paulo, haviam sido recapturados. O dado é do Sindicop (Sindicato dos Servidores Públicos do Sistema Prisional). A PM informa que até a manhã desta quarta 110 haviam sido recapturados. Ao todo, 152 escaparam após a confusão ocorrida na manhã de terça-feira (24).

Além disso, 800 detentos foram transferidos do CPP3. Os presos que participaram da rebelião irão para o regime fechado e ficarão no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Bauru. Os demais detentos, que permanecem em regime semiaberto, foram levados para um complexo penitenciário da região de Campinas e Hortolândia.

As transferências foram necessárias por causa da situação em que ficou o CPP3 após a rebelião. Os presos atearam fogo em colchões, pneus e instalações do prédio, atingindo os três pavilhões do conjunto prisional. Há alas que ficaram totalmente queimadas e sem parte do teto. De acordo com a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), ficarão no local cerca de 600 detentos e o presídio precisará passar por uma reforma.

A penitenciária tem capacidade para 1.124 internos, mas estava com 1.427 presos. O Instituto Penal funciona em regime semi-aberto e está localizada na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, altura do km 349, na zona rural.


Em nota, a SAP confirmou que a confusão começou durante revista de rotina quando um agente de segurança "surpreendeu um preso se comunicando através de celular".

Presídio em Bauru (SP) fica destruído após motim que acabou com 152 fugas. Veja imagens:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.