Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Covid: vacinação de crianças com comorbidades segue em São Paulo

Público deve ter entre 5 e 11 anos para receber a primeira dose. Imunizante da Pfizer é o único autorizado para menores de 18 anos

São Paulo|Do R7

Público de 5 a 11 anos pode receber a primeira dose da Pfizer em SP nesta quinta-feira (20)
Público de 5 a 11 anos pode receber a primeira dose da Pfizer em SP nesta quinta-feira (20)

A cidade de São Paulo segue nesta quinta-feira (20) com a campanha contra a Covid-19, vacinando crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência permanente (física, sensorial ou intelectual) e as indígenas aldeadas. Os pais terão de apresentar atestado médico, receita ou exame que comprovem a condição dos pequenos.

Leia também

Nesse público, o esquema vacinal prevê duas doses da Pfizer, com intervalo de oito semanas. Lembrando que as crianças não devem tomar outro tipo de imunizante, já que a Pfizer é a única vacina autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para pessoas com menos de 18 anos.

A capital realiza, paralelamente, a vacinação de crianças sem comorbidades com o uso de doses que sobram no final do dia em frascos abertos — a "xepa da vacina". Pais de crianças de 5 a 11 anos sem comorbidades podem cadastrar os filhos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de referência no bairro para que eles recebam as doses remanescentes da Pfizer pediátrica contra a Covid-19.

O estado de São Paulo vacinou a primeira criança, David Seremramiwe, de 8 anos, na sexta-feira (14), dando início a essa nova etapa.


De acordo com o Ministério da Saúde, será necessária a autorização dos pais para a imunização desse público ou a presença de um deles no momento da aplicação. No caso da presença de um dos responsáveis no ato da imunização, haverá dispensa do termo por escrito.

Segundo a Anvisa, por precaução, a dose para crianças não deve ser administrada ao mesmo tempo que outras vacinas do calendário infantil. A agência recomenda um intervalo de 15 dias para a aplicação de outro imunizante.


A capital paulista segue aplicando a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em adultos que completaram o esquema vacinal há pelo menos quatro meses. Os vacinados com a Janssen também recebem uma dose adicional.

O reforço nesse público é dado com intervalo mínimo de dois meses. Na falta do imunizante da Janssen, o cidadão pode receber a dose adicional da Pfizer. A cidade mantém a imunização com primeira e segunda doses para os maiores de 18 anos e os adolescentes de 12 a 17 anos.


Postos de vacinação

As vacinas são oferecidas das 8h às 17h nos megapostos, drive-thrus e farmácias parceiras e das 7h às 19h em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e AMAs/UBSs Integradas.

Filômetro e pré-cadastro

O site De Olho na Fila ajuda a evitar aglomerações ao exibir a movimentação de pessoas nas unidades. A ferramenta também informa quais vacinas estão disponíveis para a aplicação da segunda dose.

Além disso, fazer o preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já agiliza o tempo de atendimento no posto de vacinação.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.