Defesa Civil alerta para chuvas intensas durante o feriado de Natal
Chuva deve ocorrer entre terça (24) e sexta-feira (27); a partir de sábado (28), o tempo volta a ficar mais firme
São Paulo|Do R7
A Defesa Civil do Estado de São Paulo fez um alerta nesta segunda-feira (23) para chuvas intensas durante o feriado de Natal, entre terça-feira (24) e sexta-feira (27). As regiões que podem ser afetadas são o Litoral Norte, Vale do Paraíba, Litoral Sul, capital paulista, Região Metropolitana de São Paulo, Região de Campinas, Sorocaba e Bauru.
Segundo a Defesa Civil, o Gabinete de Crise estará mobilizado ao longo da semana do Natal, para garantir atendimento em caso de emergência causada pelas chuvas previstas neste feriado, em todo estado.
Terça-feira (24) e quarta-feira (25) terão sol entre nuvens, favorecendo a elevação das temperaturas e a sensação de calor em todo o estado de São Paulo. O aquecimento diurno, combinado com a umidade do ar proveniente do oceano, criará condições para pancadas de chuva isoladas em diversas regiões do território paulista.
“Embora os modelos meteorológicos não indiquem previsões de acumulados significativos, é importante destacar que poderão ocorrer temporais, principalmente nas áreas que fazem divisa com Minas Gerais e na faixa leste do Estado”, afirma a Defesa Civil do estado em nota.
Durante quinta-feira (26), a previsão é de pancadas de chuva fortes, seguidas por raios e rajadas de vento em todo o estado. Isso ocorre devido à passagem de uma frente fria, acompanhada de um corredor de umidade do ar vindo da região Amazônica.
Os modelos meteorológicos indicam condições para acumulados expressivos de chuva e, com o solo já encharcado, a recomendação é atenção redobrada em áreas mais vulneráveis, pois há risco de transtornos.
Cuidados redobrados durante temporais
- No Litoral é fundamental que os banhistas saiam da praia durante a formação de mau tempo. Os raios podem cair antes do início da chuva.
- Durante estes temporais, a Defesa Civil orienta à população a se proteger em locais seguros e evitar transitar por áreas sujeitas a alagamentos.
- Procure abrigo em uma edificação e opte por não transitar nesses momentos. Uma lâmina com 30 cm de água pode arrastar um carro.
- Quem mora em áreas de risco precisa ficar atento às encostas, já que volumes grandes de chuva aumentam a chance de ocorrências de escorregamento de terra.
- Sinais como surgimento de rachaduras nas paredes do imóvel, postes ou árvores inclinadas e água lamacenta descendo do morro são sinais de um possível deslizamento. Com qualquer uma destas situações a pessoa deve deixar o local e acionar a Defesa Civil.
- Antes da chegada dos temporais, o CGE encaminha mensagens de alerta para a população através do SMS 40199. Para se cadastrar basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 e colocar o CEP da localidade de interesse.