Doria pede que Pfizer negocie vacinas com governos estaduais
Governador de São Paulo quer que empresa reveja posição de negociar apenas com o governo federal
São Paulo|Mariana Rosetti, da Record TV
Governador de São Paulo, João Doria (PSDB) pediu à fabricante Pfizer que reconsidere a posição de negociar vacinas apenas com o governo federal. A declaração foi feita neste sábado (18) durante a inauguração da sonorização da Ciclovia Rio Pinheiros.
O governador disse ter contatado diretamente a diretora da Pfizer no Brasil, Marta Díez. Ele pediu que ela dialogasse na sede internacional da empresa sobre a liberação de compra da vacina pelos estados.
A resposta chegará até o final de segunda-feira (20). Caso a resposta ao pedido seja negativa, Doria reforçou que vai judicializar a questão no Supremo Tribunal Federal (STF).
A solicitação de negociação direta com a Pfizer veio após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberar a vacina desta fabricante para crianças com idade entre 5 e 11 anos.
Mesmo com a liberação, o Ministério da Saúde ainda não divulgou data para o início da campanha de vacinação para essa faixa etária.
A justificativa do pedido, de acordo com o governador, é que o STF já definiu anteriormente que a decisão sobre o combate à pandemia cabe aos governos estaduais.