Governo de SP sanciona lei para incluir serviço de catadores de lixo em eventos
A nova regra estabelece que shows e feiras, por exemplo, façam parcerias com cooperativas de reciclagem em todo o estado
São Paulo|Do R7
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou, nesta quarta-feira (18), uma lei que regulamenta a gestão do lixo sólido em eventos públicos e privados no estado de São Paulo.
A legislação, que abrange shows, festas culturais, conferências, feiras e competições esportivas, estabelece que os eventos realizados nos 645 municípios paulistas incluam os serviços de cooperativas de catadores de materiais recicláveis em seu planejamento.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Segundo o Cempre (Compromisso Empresarial pela Reciclagem), cerca de 90% dos resíduos que chegam às indústrias recicladoras passaram pelas mãos de um catador.
O projeto, de autoria da deputada estadual Marina Helou (Rede), foi construído em parceria com o Movimento Nacional de Catadores, as cooperativas de resíduos e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.
De acordo com dados do Sebrae, o setor de eventos no Brasil atrai um público superior a 200 milhões de pessoas e gera uma receita anual de aproximadamente R$ 210 bilhões. No entanto, esses eventos, como o Carnaval, as celebrações de fim de ano e festivais de música, frequentemente resultam em quantidades significativas de lixo.
De acordo com a assessoria da deputada e autora da lei, o objetivo da iniciativa é garantir a geração de trabalho e renda.
Conheça sete lugares para adotar cães e gatos em São Paulo
" gallery_id="6272b0414b49555b79000019" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/sao-paulo/governo-de-sp-sanciona-lei-para-incluir-servico-de-catadores-de-lixo-em-eventos-publicos-e-privados-19102023"]