Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Metroviários aceitam proposta e decidem não fazer paralisação

O Sindicato dos Metroviários reivindicava reajuste salarial de 20%, mas o Metrô ofereceu 12,26% de aumento e benefícios 

São Paulo|Do R7


Movimentação na estação Paraíso do Metrô, na zona sul de São Paulo
Movimentação na estação Paraíso do Metrô, na zona sul de São Paulo

Os metroviários decidiram não fazer greve amanhã, quarta-feira (25), e aceitaram proposta oferecida pelo Metrô, em assembleia da categoria no começo da noite desta terça-feira (24), em São Paulo. A decisão ocorreu após audiência de conciliação do TRT (Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo).

O Sindicato dos Metroviários reivindicava reajuste salarial de 20%, mas o Metrô ofereceu 12,26% de aumento e benefícios como vale-refeição e vale-transporte, o que foi aceito. A empresa também ofereceu um step a mais do que vinha propondo.

Step é um mecanismo que a empresa usa para buscar a isonomia salarial. Existem muitos casos de metroviários que desempenham a mesma função e ganham salário diferente. O step é um "degrau", um reajuste incorporado ao salário dos que ganham menos tendo como referência os salários maiores.

A proposta, segundo os metroviários, não atendeu à reivindicação da categoria, mas eles consideraram que obtiveram uma vitória no caso do step e vão continuar a mobilização. 

Publicidade

Em carta aberta, o sindicato reafirma ser necessária a contratação de funcionários por concurso público. "A falta de trabalhadores dificulta o atendimento à população e coloca em risco a segurança dos usuários e funcionários", afirma o texto.

Uma das principais reivindicações diz respeito à equidade salarial. "Outro problema grave é que não existe justiça salarial no Metrô. São muitos os casos de funcionários que desempenham a mesma função mas recebem salários diferentes", diz a nota.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.