Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeitura de SP lança plano para retomada econômica pós-Covid

Estudo destaca dez setores econômicos estratégicos e estabelece 35 propostas e 119 ações para a economia paulistana

São Paulo|Do R7

Homem com máscara em meio a outras pessoas na Ladeira Porto Geral, região da 25 de Março
Homem com máscara em meio a outras pessoas na Ladeira Porto Geral, região da 25 de Março Homem com máscara em meio a outras pessoas na Ladeira Porto Geral, região da 25 de Março

A Prefeitura de São Paulo lançou nesta quarta-feira (26), o PMDE (Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico) do município, com 35 propostas e 119 ações de curto, médio e longo prazo para impulsionar a retomada econômica da capital quando a pandemia de Covid-19 for controlada.

O estudo é formulado desde 2019, depois de uma série de encontros entre a prefeitura e representantes do setor privado e da sociedade civil. O documento também teve apoio da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). 

A pesquisa identificou 10 setores considerados estratégicos para a administração municipal, que totalizam mais de 70% dos empregos da capital. São eles: comércio e varejo; economia verde e sustentabilidade; economia criativa; educação e qualificação; infraestrutura, mobilidade e construção; indústria; saúde, esporte e qualidade de vida; serviços financeiros e profissionais; tecnologia e inovação; turismo e gastronomia.

Esses setores são priorizados entre as metas e sugestões dos pesquisadores, para garantir o fortalecimento econômico da capital nos próximos anos. O estudo ainda delineou tendências da sociedade e mercado de trabalho para considerar as oportunidades e os desafios à economia paulistana. 

Publicidade

A prefeitura ainda criou, por meio de decreto, o CMDE (Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico), que será composto por 20 membros, sendo 10 do poder público e 10 da sociedade civil para acompanhar a evolução do plano econômico.

O documento ficará em consulta pública por 30 dias e pode ser acessado no site da prefeitura através do link: "negocios.prefeitura.sp.gov.br/politicas_e_incentivos/plano_de_desenvolvimento".

Portal da Economia Paulistana

A prefeitura ainda anunciou que criará um portal a investidores estrangeiros e nacionais que querem abrir um negócio na capital. A plataforma está dividida em sete seções, onde o usuário poderá solicitar abertura de empresa, atendimento especializado realizado pela equipe da SP Negócios, informações setoriais, territoriais e dados estatísticos, além da legislação e das políticas de incentivo existentes no município. Para visitar o portal da economia paulistana acesse: negocios.prefeitura.sp.gov.br.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.