Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saiba o que fazer com o carro durante a enchente

O ideal é não sair de carro, mas se isso não for possível ou se o motorista for pego de surpresa pelo alagamento, listamos dicas para minimizar riscos

São Paulo|

Carros tentam atravessar trecho alagado na ponte Cidade Jrdim, zona oeste de SP
Carros tentam atravessar trecho alagado na ponte Cidade Jrdim, zona oeste de SP Carros tentam atravessar trecho alagado na ponte Cidade Jrdim, zona oeste de SP

Em dias chuvosos, o ideal é não sair de carro em enchente. Se isso não for possível ou se o motorista for pego de surpresa pelo alagamento, listamos dicas preciosas para minimizar os riscos de problemas.

1- Ao se deparar com áreas alagadas, mude o trajeto. Procure um local seguro e alto. Se não for possível, abandone o carro e procure abrigo.

2 - Caso já esteja com o carro em enchente e não possa sair, observe o nível da água. A altura do alagamento não pode exceder o meio da roda.

3- Mantenha a velocidade baixa e o motor em rotação constante, em torno das 2.500 rpm. Isso diminui a variação do nível da água e o risco de aspiração, além da a contaminação de componentes eletroeletrônicos. Também melhora a aderência dos pneus.

Publicidade

4- Em veículos com câmbio automático a transmissão deve ficar na posição “1”, de trocas manuais de marcha. Outra possibilidade é alternar, de forma manual, a troca de marchas entre “N” e “1”, para manter a velocidade do veículo baixa durante a travessia.

5- Se o carro for automático e o câmbio tiver as opções “winter” ou “snow”, utilize um desses recursos. Essas funções servem para aumentar a segurança em trechos de baixa aderência, como neve e lama, evitando que o veículo patine.

Publicidade

6 - Mantenha a calma. Pode ser que a direção (hidráulica) fique “dura”, haja variação na luminosidade das luzes do painel de instrumentos, surjam alertas sonoros e flutuação dos ponteiros. Luzes de anomalia da injeção eletrônica, bateria e ABS podem se acender e seja necessário maior esforço para acionar os freios. Esses sintomas geralmente são passageiros. Reforce a cautela e mantenha o menor número possível de sistemas ligados.

7 - Desligue o ar condicionado. Isso reduz o risco de entrada de água na tomada de ar do motor.

Publicidade

Se o motor morrer com o carro em enchente

Se o motor do carro “morrer” durante a travessia de uma área alagada, jamais tente dar a partida novamente. Mantenha o motor desligado e remova o veículo até uma oficina assim que possível. Isso reduz o risco de danos causados ao motor por um calço hidráulico.

Após passar por trechos alagados, leve o veículo a uma oficina de confiança e faça uma revisão completa. isso evita possíveis danos a sistemas como a injeção eletrônica, contaminação do cânister e do óleo do motor, além de riscos de falhas na embreagem, suspensão e freios.

Faça uma limpeza no sistema de ventilação. Há possibilidade de proliferação de fungos, micro-organismos e bactérias. Por essa razão é recomendável realizar uma limpeza de todo o sistema para uma utilização segura.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.