Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

SP: isolamento está abaixo de meta para flexibilização de quarentena

Indicador caiu para 47%, na sexta-feira (15), em todo o estado, de acordo com SIMI (Sistema de Monitoramento Inteligente) do governo paulista

São Paulo|Do R7

São Paulo registrou movimentação intensa em estações de metrô e trem
São Paulo registrou movimentação intensa em estações de metrô e trem São Paulo registrou movimentação intensa em estações de metrô e trem

O índice de isolamento social caiu para 47%, na sexta-feira (15), no Estado de São Paulo. A taxa está há 11 dias abaixo de 55%, meta estipulada pelo governo estadual como a mínima necessária para considerar a flexibilização do fechamento do comércio não essencial. 

Na semana passada, durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, o coordenador interino do Centro de Contingência do Coronavírus no estado, Dimas Covas, detalhou quais são os principais critérios para um eventual afrouxamento das restrições, que estão em vigor desde 24 de março.

"Quando falamos que é necessário pelo menos 55% de afastamento social, é porque essa é a variável que interfere na taxa de contágio. Quanto maior o isolamento social, menor a taxa de contágio, mais rapidamente nós controlamos a epidemia. E o caso inverso, quanto menos obedecermos o afastamento social, maior será a taxa de contágio e, portanto, mais grave a epidemia e mais tempo vai durar, porque vai ter reflexos imediatamente no sistema de saúde", explicou Dimas Covas.

Leia também

O indicador é calculado pelo SIMI-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente), viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia celular, apresenta dados referentes a 104 municípios, todos com mais de 70 mil habitantes. Os dados servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento à pandemia. 

Publicidade

Rodízio na capital paulista

Mesmo com a ampliação do rodízio de veículos, a cidade de São Paulo segue registrando baixos índices de isolamento social. A medida, que foi implantada há seis dias pela Prefeitura, tem por objetivo contribuir com o aumento da taxa. Entretanto, ontem, estações do Metrô e da CPTM amanheceram lotadas.

A estação da Luz, na região central, por exemplo, registrou intensa movimentação de passageiros. A percepção, inclusive, foi confirmada pelo sistema de monitoramento do governo, indicando que a adesão ao isolamento foi de apenas 48% na cidade.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.