São Paulo Touro de Ouro da Bolsa de Valores em SP volta a ser pichado

Touro de Ouro da Bolsa de Valores em SP volta a ser pichado

Estátua já havia sido alvo de protesto contra a fome e a pobreza nesta quarta-feira (17), um dia depois da inauguração

  • São Paulo | Do R7

Mensagens pichadas falam em 'taxar os ricos'

Mensagens pichadas falam em 'taxar os ricos'

RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - 18/11/2021

O Touro de Ouro, colocado na rua 15 de Novembro, em frente à B3 (Bolsa de Valores), no centro de São Paulo (SP), voltou a ser pichado nesta quinta-feira (18). O adereço foi pintado com mensagens como "taxar os ricos", apenas um dia depois de um protesto que colou adesivos e pintou a estátua. Ela foi inaugurada nesta terça-feira (16). 

Também nesta terça-feira, a organização "SP Invisível" organizou um churrasco de moradores de rua em frente à estátua como forma de protesto. "Se for para ter touro, que seja quem passar fome. Se for para ter ouro, que seja para uma economia sustentável”, afirmou o presidente do projeto, André Soler.

A imagem do animal, símbolo de otimismo e prosperidade para o mercado financeiro, está presente em Bolsas de todo o mundo. O touro mais conhecido é o Charging Bull, que fica em Wall Street, em Nova York. A obra foi criada pelo artista italiano Arturo Di Modica, após a quebra do mercado de ações em 1987, e inaugurada em 1989.

Um dia depois da inauguração, na quarta-feira (17), movimentos políticos realizaram um ato no local em protesto contra a fome. Os grupos Juventude Fogo no Pavio e Movimento Raiz da Liberdade, responsáveis pela manifestação, informaram por meio de suas redes sociais que o protesto ocorreu em razão do crescimento do desemprego, da fome e da superexploração do trabalho no país.

Em setembro, manifestantes entraram na B3 também para realizar protestos contra a fome. Os manifestantes carregavam faixas e cartazes com frases como "sua ação financia nossa miséria". De acordo com as lideranças, as invasões ocorrem de forma pacífica.

Últimas