Veja dicas de como se proteger em caso de temporais e enxurradas
Bombeiros recomendam que não se tente enfrentar a força das águas, a não ser em casos de extrema necessidade
São Paulo|Do R7
As inundações que atingem várias cidades do país nesta primavera têm causado preocupação nas autoridades de evitar afogamentos. Cidades como Florianópolis (SC) e Aracruz (ES) tiveram bairros alagados nos últimos dias, e, em Embu das Artes, na Grande São Paulo, duas crianças foram levadas pela força das águas — e, felizmente, acabaram salvas por um motoboy.
Segundo os bombeiros de São Paulo, há cuidados que precisam ser observados em temporais e enxurradas. Veja alguns deles.
Inundações
Na hora do temporal, caso esteja em um local seguro, mesmo que ilhado, permaneça lá. Arriscar andar em locais inundados pode custar a vida. Bastam 15 cm de correnteza para que uma pessoa seja derrubada. Esse mesmo nível de água é capaz também de mover veículos.
Se a pessoa estiver em um lugar seguro e com pouca quantidade de água, o recomendável é ficar onde está até que a tempestade acabe e a água baixe.
Já se estiver em um local onde o nível de água esteja subindo de forma rápida e seja necessário tentar sair dali, o correto é buscar o lado oposto ao dos postes, para evitar choques. A pessoa deve também ficar perto de muros e paredes, evitando assim locais onde possa haver bueiros e sarjetas.
Saiba como encarar uma enchente ao volante
Em São Paulo, é muito comum que motoristas se vejam presos em congestionamentos. Se a água começa a subir rapidamente e ultrapassa o nível do escapamento ou metade do pneu, é preciso abandonar rapidamente o veículo e buscar um local seguro. Nesse caso, o motorista não deve esperar, pois a água pode continuar subindo. Isso vale principalmente para avenidas próximas de córregos, pois o veículo pode ser arrastado.
Os bombeiros chamam atenção ainda para os cuidados em relação ao imóvel em que se reside. É preciso fazer as melhorias necessárias, como limpar calhas e ralos, além de observar rachaduras em paredes.
Raios
Quanto menor o intervalo entre a luz e o barulho de uma descarga elétrica, mais próxima de você a tempestade está. Por exemplo, se você viu o flash, contou um segundo e ouviu o barulho, significa que o raio caiu perto. Esse é o indicativo mais claro de que você tem que tomar cuidado.
Para que o raio saia da nuvem e atinja o solo, ele vai percorrer a menor distância. E a menor distância pode ser um prédio, um poste, uma árvore, uma pessoa. O recomendado é evitar ficar em locais abertos, por exemplo, um estacionamento de shopping ao ar livre, um parque... É seguro ficar dentro de uma edificação ou do carro.
Vento
O correto é ficar dentro de alguma edificação e evitar permanecer no carro se houver árvores próximas. Dentro de casa, mesmo em prédios, feche as janelas em caso de vento forte.