Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Bater a cabeça pode reacender vírus adormecidos no cérebro, como herpes, diz estudo

Estudo da Universidade de Manchester e da Universidade Tufts acrescenta que, nesse contexto, os ‘vírus zumbis’ conseguem provocar perda de memória, declínio cognitivo, demência e Alzheimer

Saúde|Do R7

Lesões leves, repetidas ou que provoquem concussões sérias na cabeça podem reacender vírus adormecidos no cérebro. A descoberta foi conduzida pela Universidade de Manchester e Universidade Tufts, e publicada por meio do jornal científico Science Signalling.

Bater a cabeça pode causar herpes, afirma estudo Reprodução/CCBY/Shanghai killer whale — 5/6/2012

A teoria em questão foi testada com o vírus do herpes, o HSV-1. Embora o nome seja associado à doença genital, “herpes” se refere a um grupo mais amplo de agentes infecciosos, que inclui, por exemplo, a varicela e a mononucleose.

Segundo os cientistas, a reativação desse agente infeccioso resulta em uma reação em cadeia capaz de provocar perda de memória, declínio cognitivo, demência e Alzheimer.

R7 Saúde

Para chegar à conclusão divulgada, os pesquisadores usaram bioengenharia em 3D onde criaram modelos de tecido cerebral humano.


Os “minicérebros” foram então submetidos a ferimentos semelhantes a concussões, visando constatar a possível reanimação do herpes — o que ocorreu até mesmo por meio de traumas leves, aumentando o risco dos malefícios citados acima.

Você e o Doutor: Entenda como o vírus do herpes age em nosso organismo


Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.