Saúde Campanha Junho Vermelho oferece exames de sangue no metrô

Campanha Junho Vermelho oferece exames de sangue no metrô

Quem passar pela estação Fradique Coutinho nesta sexta-feira (29) poderá fazer testes de glicemia e tipagem sanguínea de graça

Quem for até a estação Fradique Coutinho poderá fazer exames de graça

Quem for até a estação Fradique Coutinho poderá fazer exames de graça

Dai Oliver/R7

O Movimento Eu Dou Sangue promove nesta sexta-feira (29) o encerramento da companha Junho Vermelho, organizada para conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue.

Entre 10h e 16h, quem passar pela estação Fradique Coutinho, linha 4-amarela do metrô de São Paulo, poderá fazer, de graça, um exame para determinar o tipo sanguíneo e um teste de glicemia. Quem participar também vai ser convidado a doar sangue.

Facebook: aprenda a se registrar como doador de sangue no perfil

A ação vai ser desenvolvida por alunos e professores do Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Cimas, e pela Fundação Deborita.

"O mês de junho está acabando, mas as doações de sangue não podem encerrar. As pessoas precisam ter em mente que esse ato de solidariedade deve ser realizado o ano todo", destaca Debi Aronis, uma das fundadoras do Movimento Eu Dou Sangue. "O brasileiro não costuma doar sangue, então precisamos nos conscientizar para fazer isso com frequência", conclui.

De acordo com os organizadores da ação, a falta de conscientização explica a dificuldade que muitos bancos de sangue enfrentam para manter seus estoques.

"Esperamos mostrar ao brasileiro como é importante doar sangue", explica Diana Berezin, também fundadora do Movimento Eu Dou Sangue. "O que coletamos neste mês não será suficiente para manter os bancos de sangue por muito tempo".

No ano passado, as ações do Movimento Eu Dou Sangue resultaram em um aumento de 25% nas doações no mês de junho. O balanço deste ano só será fechado em julho.

Na última ação organizada pela campanha, na estação Clínicas do metrô, foram realizados 250 exames.

Veja como você pode doar sangue: