Coronavírus

Saúde Casos de Covid-19 sobem pela 5ª semana consecutiva no mundo

Casos de Covid-19 sobem pela 5ª semana consecutiva no mundo

OMS registrou um aumento de 6% no número de infectados na comparação com a semana anterior

Agência EFE
Novas variantes podem ser a causa do crescimento do número de infectados no mundo

Novas variantes podem ser a causa do crescimento do número de infectados no mundo

Freepik

OMS (Organização Mundial da Saúde) informou nesta quinta-feira (14) que o planeta contabilizou pelo menos 5,7 milhões de casos de Covid-19 no período de 4 a 10 de julho, o que representa aumento de 6% na comparação com a semana anterior, a quinta consecutiva com alta no indicador.

A informação consta no boletim epidemiológico da semana de número 100 desde o início da pandemia da doença provocada pelo novo coronavírus.

No período contabilizado pelo documento, a Europa foi a região mais afetada, com 2,8 milhões de casos (4% de elevação), seguida pelas Américas, com 1,5 milhão (1% a menos). Depois, aparece a Ásia, com 1 milhão de positivos, o que representa 28% de aumento.

Ainda de acordo com a OMS, entre 4 e 10 de junho, houve notificação de 9.872 mortes por Covid-19, o que indica queda de 2% na comparação com a semana anterior.

As Américas contabilizaram mais vítimas, com 4.789, cerca de 4% mais que na semana anterior, seguidas pela Europa, com 2.946 óbitos e situação de estabilidade no indicador.

A OMS voltou a advertir que as estatísticas, sobretudo de casos, devem ser interpretadas com cautela, já que muitos países reduziram a testagem da população enquanto proliferam os casos leves ou moderados. O Brasil foi o quinto país com mais positivos (396 mil) e o segundo com mais mortes (1.639) de 4 a 10 de junho, ainda de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Os Estados Unidos lideraram entre positivos (722 mil) e óbitos (1.987). A subvariante BA.5 da Ômicron, segundo a OMS, se tornou a mais detectada em laboratórios, representando a metade dos casos sequenciados.

Desde o começo da pandemia, foram confirmados pelo menos 55 milhões de casos de Covid-19 no planeta. Ao todo, 6,3 milhões de pessoas morreram. 

Veja dez dicas simples para evitar crises de rinite e sinusite no outono e inverno

Últimas