Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Clínicas depilam crianças de 10 anos, embora haja contraindicação

'A gente não recomenda de nenhuma maneira a depilação para crianças abaixo de 12 anos', diz especialista em dermatologia pediátrica

Saúde|Brenda Marques, do R7

Clínicas oferecem depilação para crianças
Clínicas oferecem depilação para crianças Clínicas oferecem depilação para crianças

Clínicas de estética e profissionais da área estão oferecendo nas redes sociais depilação para crianças a partir de 10 anos.

No Instagram, é possível encontrar uma imagem com a promoção: “Traga sua amiga e ganhe até 50% de desconto em seu atendimento”. A frase vem acompanhada da ilustração de duas meninas com laços na cabeça. Entre as hashtags postadas na legenda, está a #depilaçãoinfantil.

Entretanto, a depilação é contraindicada por médicos para crianças menores de 12 anos.

“A gente não recomenda de nenhuma maneira a depilação para crianças abaixo de 12 anos. E a partir dessa idade tem que esperar um ano após a primeira menstruação”, ressalta a dermatologista pediátrica Selma Helene, presidente do Departamento de Dermatologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Publicidade

De acordo com a médica, as substâncias usadas para depilar são as mesmas, não importa qual a idade da pessoa que irá se submeter ao procedimento. Entretanto, a pele das crianças é mais vulnerável a complicações.

“A pele é mais fina e não tem a camada de gordura que oferece proteção”, então tem que tomar muito cuidado”, ressalta.

Publicidade

Profissionais que oferecem o serviço dizem que existe uma cera especial para crianças, porém, nada pode garantir que o processo é seguro, enfatiza Selma.

Leia também: O que acontece com o corpo em uma intoxicação por formol

Publicidade

Ela acrescenta que todo tipo de depilação tem um risco inerente: as que são feitas com cera quente e laser podem queimar, a cera fria pode ressecar muito a pele e a lâmina favorece o surgimento de foliculite — pelos encravados junto com infecções.

Anúncio feito em rede social com desconto para depilação infantil
Anúncio feito em rede social com desconto para depilação infantil Anúncio feito em rede social com desconto para depilação infantil

O trauma da primeira depilação

Um perfil no Instagram compartilhou o relato de uma mulher sobre sua primeira depilação. Ela descreve a experiência como traumatizante e horrível.

“Mamãe me levou pra depilar pela primeira vez depois de um mês da minha primeira menstruação. Eu tinha 12 anos e a calcinha que eu vestia era rosa das princesas da Disney”, relembra.

“Traumatizante. Lembro como se fosse ontem. Não entendi qual a finalidade daquilo, foi horrível”, desabafa, com a última palavra escrita em letras maiúsculas.

Leia também: Lixar os pés e tirar cutículas: hábitos que deveríamos abolir

Na opinião da neuropsicóloga Deborah Moss, mestre em psicologia do desenvolvimento pela USP (Universidade de São Paulo), as redes sociais proporcionam o acesso a muitas informações, sem qualquer tipo de filtro.

“Então, as meninas são bombardeadas por padrões de beleza irreais e pela noção de que para serem valorizadas não podem ter pelos”, analisa a especialista.

Na avaliação dela, existe um modelo de aparência idealizado que vem ao encontro de uma geração que se torna adolescente cada vez mais cedo.

“A infância é a fase mais curta da vida e está encurtando cada vez mais. Porque se uma menina já se preocupa com pelos, é sinal de que ela não está mais fazendo coisas da sua idade, como brincar”, ressalta.

Depilação com gilete favorece surgimento de inflamações e pelos encravados
Depilação com gilete favorece surgimento de inflamações e pelos encravados Depilação com gilete favorece surgimento de inflamações e pelos encravados

Deborah chama a atenção para a necessidade de os pais conversarem com suas filhas a fim de identificar o motivo que as faz querer passar por procedimentos de depilação.

“Se realmente incomoda e afeta a autoestima, tudo bem. Mas você tem crianças que nem tinham percebido os pelos e querem se depilar porque foram vítimas de bullying. Elas, na verdade, querem acabar com a zoação e não com os pelos", observa.

No debate que se estabeleceu na web sobre o tema, há muitos relatos de jovens que fizeram a primeira depilação após serem instigadas pelas próprias mães.

“Agora, se são as mães que estão pressionando, já é uma questão de idealizar as filhas nos moldes de beleza que elas alimentam”, pondera a psicóloga.

"Aí, a menina fica tentando corresponder aos ideais da mãe e perde suas próprias referências. Então, tem dois caminhos: se revoltar ou perder a percepção de si mesma", avalia.

A psicóloga ressalta que ná pré-adolescencia — por volta dos 11 anos de idade — o corpo das meninas ainda estão em transformação. "Elas precisam de tempo para sair da infância e reconhecer o próprio corpo."

Ela também destaca que o papel dos pais é conversar com suas filhas e dar a elas diversas referências reais de beleza.

"Meu conselho é não tirar a infância dessas crianças. É preciso permitir que elas se conheçam do jeito que são, pois estão em formação física e psicológica", conclui.

Como garantir uma saúde de ferro para seu filho, segundo pediatra:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.