Saúde Com a volta às aulas, veja dicas para colocar o sono das crianças em dia

Com a volta às aulas, veja dicas para colocar o sono das crianças em dia

Noites mal dormidas podem afetar desempenho escolar infantil 

Com a volta às aulas, veja dicas para colocar o sono das crianças em dia

Noites mal dormidas podem influenciar no comportamento escolar

Noites mal dormidas podem influenciar no comportamento escolar

Reprodução/Thinkstock

Bocejos, mau humor matinal e muito sono durante o dia. Quem tem filhos na escola sabe que a época de volta às aulas pode fazer as crianças sofrerem. O ritmo das férias os faz dormir e acordar mais tarde, e essa rotina desregulada pode atrapalhar os estudantes na volta às aulas, principalmente para quem precisa acordar cedo.

Luciane Mello, responsável pelo ambulatório do ronco e apneia e pelo serviço de polissonografia do Hospital Federal da Lagoa (RJ) e membro da Sociedade Brasileira de Sono, explica que noites mal dormidas causam dificuldade de concentração, alteração na memória, ansiedade e sonolência excessiva, além de mal humor, hiperatividade e agressividade.

Sente dificuldade para dormir por causa do calor? Veja dicas simples para driblar o clima e ter sono tranquilo

Então, é importante se atentar para a rotina de sono das crianças. A especialista afirma que um sono de oito a dez horas por noite é ideal para as crianças. Assim, elas ficarão dispostas para a escola e demais atividades rotineiras. Ela chama a atenção para cochilos durante o dia, que não devem substituir uma noite de sono de qualidade.

Para que as crianças se acostumem aos horários do dia a dia, a profissional dá dicas para os pais. Ela aconselha que uma semana antes do fim das férias, eles se organizem para a volta aos horários padrão.

— Ajuste os horários de dormir e acordar um pouco a cada dia, até que a hora habitual se assemelhe à da rotina das aulas.

O ritual antes do sono também é importante, como frisa Luciane.

— À noite, os pais devem evitar dar as crianças alimentos gordurosos e pesados, além de bebidas estimulantes, como chá preto e refrigerante. O ideal é que eles jantem três horas antes de se deitar e comam um lanche leve antes de dormir, se sentirem fome.

Além disso, para prepará-las para o momento de deitar, os pais devem garantir que as crianças façam atividades calmas durante a noite, como ler livros ou histórias em quadrinhos.

— Evite que façam atividades físicas ou joguem videogames, por exemplo, já que ambas estimulam a produção de adrenalina, o que dificulta o sono.

Também para facilitar o sono, o ambiente do quarto deve ser agradável: silencioso escuro. A especialista indica que sejam utilizados abajures, já que a luz forte pode prejudicar os ciclos biológicos.

Sono REM é importante para desenvolvimento do cérebro das crianças

    Access log