Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Entenda a síndrome de Tourette, doença que a cantora Billie Eilish anunciou ter

Cantora sofre com condição que costuma dar sinais durante a infância e atinge cerca de 20% das crianças

Saúde|Do R7

A cantora foi diagnosticada com a síndrome aos 11 anos
A cantora foi diagnosticada com a síndrome aos 11 anos A cantora foi diagnosticada com a síndrome aos 11 anos

Recentemente, a cantora Billie Eilish revelou sofrer de síndrome de Tourette, condição do sistema nervoso caracterizada por tiques que podem variar desde movimentos físicos até a verbalização involuntária de palavras e frases simples ou mesmo expressões de baixo calão, conforme descreve o CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos.

Os tiques são divididos em simples e complexos: o primeiro grupo envolve apenas algumas partes do corpo e pode ser, por exemplo, o ato corriqueiro de apertar de olhos ou a ação de cheirar; já o segundo pode ter um padrão, como balançar a cabeça durante um pulo, ou um após o outro.

Além disso, segundo o CDC, os tiques vocais podem ser atos como cantarolar, limpar a garganta ou gritar palavras e frases. São considerados raros os tiques que envolvem a utilização de frases ou palavras inapropriadas, a chamada coprolalia. Apesar de a síndrome ter caráter hereditário, suas causas são desconhecidas.

De acordo com o Manual MSD de Diagnóstico e Tratamento, os primeiros sinais da síndrome de Tourette costumam aparecer entre os 4 e os 6 anos de idade, intensificam-se por volta dos 10 e costumam ir diminuindo ao longo da adolescência até desaparecem espontaneamente, na grande maioria dos casos.

Publicidade

Em entrevista ao apresentador David Letterman, Billie Eilish afirmou que foi diagnosticada com a síndrome aos 11 anos e que atualmente, aos 20, a frequência dos tiques diminuiu, apesar de não terem desaparecido por completo. A cantora faz parte do grupo de 1% das pessoas em que os tiques persistem na vida adulta.

Ainda segundo o manual médico, a síndrome de Tourette pode afetar cerca de 20% das crianças, apesar de nem todas serem diagnosticadas ou mesmo avaliadas com a condição. A incidência é maior entre homens, com a proporção de três casos entre meninos para cada um entre meninas.

Publicidade

Para uma pessoa ser diagnosticada com a condição, os tiques vocais ou motores precisam se repetir por pelo menos um ano.

O diagnóstico é clínico e o tratamento, que pode incluir intervenção comportamental e uso de medicamento antipsicótico, pode ser indicado quando os tiques interferem na vida da criança.

No geral, a síndrome de Tourette em crianças também pode estar associada a outros distúrbios, como transtornos de déficit de atenção e hiperatividade, ansiedade ou transtorno obsessivo-compulsivo, depressão e distúrbio bipolar – condições que também carecem de diagnóstico e tratamento adequado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.