Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Entenda a trissomia do cromossomo 13, condição rara com a qual filho de Zé Vaqueiro nasceu

A síndrome de Patau, como também é conhecida, é grave; a maioria dos bebês não consegue chegar à primeira semana de vida

Saúde|Giovanna Borielo, do R7

Caçula do cantor nasceu com síndrome de Patau
Caçula do cantor nasceu com síndrome de Patau Caçula do cantor nasceu com síndrome de Patau

Na última segunda-feira (24), o filho mais novo do cantor Zé Vaqueiro e de Ingra Soares, Arthur, nasceu. Em um comunicado emitido pelo artista, foi informado que o caçula do casal possui trissomia do cromossomo 13, conhecida também como síndrome de Patau. Em virtude do diagnóstico, Zé Vaqueiro cancelou todos os seus shows até o dia 17 de agosto. 

De acordo com o Manual MSD para Diagnóstico e Tratamentos, a síndrome é causada pela presença de um cromossomo 13 a mais dentro do DNA e ocorre em um de cada 10 mil nascidos vivos.

"Trata-se de uma alteração genética 'ao acaso', que ocorre durante a formação do bebê, sendo mais comum em meninas", esclarece Paulo Telles, pediatra e neonatologista da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria).

Larissa Monteiro, coordenadora-geral das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) de Pós- Operatório Cardíaco Pediátrica e Neonatal da BP – Beneficência Portuguesa de São Paulo, diz que a síndrome apresenta uma série de alterações congênitas.

Publicidade

Telles explica que as características da síndrome podem ser percebidas já no útero, com o crescimento fetal menor que o esperado para a idade gestacional. Além disso, oito de cada dez bebês podem apresentar malformações cardíacas; alterações cerebrais; defeitos nos lábios e no céu da boca, que podem ficar abertos; olhos menores, em que pode haver a ausência de um ou de ambos os órgãos; microcefalia; alterações na parede abdominal; alterações renais; e malformações nas mãos e nos pés. 

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

• Compartilhe esta notícia no Telegram

"A quantidade e a gravidade dessas malformações cardíacas são os principais determinantes da sobrevida desse bebê, associados às comorbidades e a doenças relacionadas", afirma Larissa.

O diagnóstico pode ser feito durante a gestação, já no primeiro trimestre, com o ultrassom morfológico, que pode detectar algumas alterações na anatomia do bebê. Também pode ser feito o teste genético, por exame de sangue, que é capaz de detectar a presença de células diferentes que caracterizam essa trissomia. 

Leia também

A trissomia do cromossomo 13 é uma condição grave. O Manual MSD informa que 80% das crianças que nascem com a síndrome não conseguem completar o primeiro mês de vida e que menos de 10% conseguem completar 1 ano. 

Telles afirma que, por não haver nenhum tipo de tratamento, o auxílio médico oferece apenas suporte à vida da criança, de modo a que ela possa ter conforto. 

Brasil tem cerca de 13 milhões de pessoas com algum tipo de doença rara:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.