Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Exercício físico em excesso pode afetar menstruação, alerta médica

De acordo com especialista, prática pode afetar a fertilidade, além da fadiga muscular

Saúde|Do R7

Prática pode trazer sérias consequências, diz especialista
Prática pode trazer sérias consequências, diz especialista Prática pode trazer sérias consequências, diz especialista

Fazer exercício físico em excesso com a intenção de conseguir resultado rápido, seja pela busca da forma perfeita ou para alcançar melhor desempenho esportivo, não é uma boa estratégia, de acordo com a ginecologista Graciela Morgado membro da Frebrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e diretora da clínica Invita. Segundo ela, a prática pode trazer sérias consequências como: ciclo menstrual irregular, o que pode influenciar na fertilidade feminina, fadiga muscular, lesões e consequentemente a interrupção da atividade.

— Há um desequilíbrio neuroendócrino, o que causa uma falha no hipotálamo, glândula que regula diversas funções hormonais e assim não há liberação dos hormônios estimuladores dos ovários e como consequência o organismo deixa de produzir o estrógeno e a progesterona causando alterações menstruais.

De acordo com a especialista, nessa situação, a amenorreia (falta de menstruação) pode diminuir a densidade mineral óssea. Em curto prazo, existe maior probabilidade de fraturas por estresse, e pode evoluir para osteoporose. O comportamento alimentar inadequado associado a esses distúrbios caracteriza a chamada tríade da mulher atleta, que atinge principalmente corredoras de longas distâncias, bailarinas e ginastas.

Masturbação ajuda a prevenir, diabetes, cistite e até câncer, dizem cientistas

Publicidade

Higiene íntima: 10 dicas para o sexo feminino

A partir desse quadro a médica aconselha acompanhamento nutricional rigoroso associado à ingestão de cálcio e vitamina D e redução da atividade física em 10 a 20% no volume, intensidade e frequência, podendo ser suficiente para a normalização do ciclo menstrual.

Publicidade

— Nos casos em que não há retorno espontâneo, a reposição hormonal é recomendada para evitar a perda óssea precoce. Indica-se o uso de anticoncepcional com altas doses de estrógeno para aumentar a massa óssea da paciente e regularizar a menstruação.

Conhecer seu corpo melhora vida sexual, garantem especialistas

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.