Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Livro para mãe ler com filho dá dicas para um desmame sem choro

“O Mamá é da Mamãe”, da jornalista e doula Giovanna Balogh, teve o lançamento de seu financiamento coletivo nesta segunda-feira (7) 

Saúde|Deborah Giannini, do R7


Apoiada em sua própria experiência de mãe e nos relatos de inúmeras leitoras em seu site Mães de Peito, a jornalista Giovanna Balogh preparou o livro “O Mamá é da Mamãe”, no qual dá dicas sobre como fazer o chamado desmame gentil para mães com filhos acima dos dois anos.

A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam a amamentação exclusiva até os seis meses de idade e, de forma complementar, até os dois anos ou mais.

Ativista da amamentação – também é doula e consultora em aleitamento materno –, Giovanna ressalta que o livro não tem o objetivo de estimular o desmame. “Sabemos as dificuldades que as mulheres têm no início da amamentação, de como elas são, muitas vezes, desencorajadas a não amamentar. Este livro é para atender as mulheres que já tiveram uma linda história de amamentação e agora estão querendo parar ou espaçar as mamadas”, explica. 


Ela conta que recebeu relatos de “mães exaustas”, que não sabiam lidar com a questão. “Passavam pimenta ou café nos seios e até viajavam para fazer o leite “secar”, para provocar um desmame forçado, sendo que há outras formas mais gentis de se fazer isso”, completa.


Veja também: Ivete posta vídeo amamentando gêmeas no Instagram

Mãe de Bento, 7 e Vicente, 5, a autora diz que passou pela experiência com o filho caçula. “Ele estava mamando até dois anos e então começou a acordar como recém-nascido, de uma em uma hora, para mamar, e meu peito começou a rachar. Como não tive orientação, acabei dando mamadeira, achocolatado, o que foi totalmente desnecessário. Depois tive o trabalho de tirar a mamadeira. A ideia é ajudar as mães para que tenham opções mais saudáveis e amorosas”.



Entre as opções que ela apresenta no livro estão propor brincadeiras diferentes como forma de substituir a amamentação, mas manter o momento com o filho, e também ler e cantar. “Pode também combinar algo como ‘mamar só depois que o sol voltar’, que é algo simples, mas que uma criança de dois anos já entende e funciona”. 

Com ilustrações de Anne Pires, “O Mamá é da Mamãe” mostra a rotina da menina Teca que solicita “mamá” a todo momento. Ao longo da história, a mãe vai conduzindo, com amor e criatividade, o desmame, mostrando à filha que é possível fazer muitas outras coisas prazerosas com a mãe, além de mamar.


O livro está sendo realizado por meio de financiamento coletivo no site Catarse. Quem quiser participar e garantir um exemplar deve entrar neste link. “O Mamá é da Mamãe” custa R$ 35.

Seios grandes produzem mais leite? Conheça 7 mitos da amamentação:

...Loading

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.