Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mandetta publica vídeo com instruções sobre máscaras de pano

Ministro da Saúde divulgou animação nas redes sociais incentivando o uso das máscaras no país. Estratégia busca evitar que vírus se espalhe mais

Saúde|Do R7

O ministro Luiz Henrique Mandetta
O ministro Luiz Henrique Mandetta O ministro Luiz Henrique Mandetta

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, publicou neste domingo (5) um vídeo incentivando o uso de máscaras de tecido para proteção contra o novo coronavírus. O país registra 486 mortes e 11.130 casos confirmados da doença por exames laboratoriais.

A nova orientação sobre o uso de máscaras começou a ser adotada pelo Ministério da Saúde na última semana. Antes, o uso era indicado apenas para quem estava com sintomas de covid-19 e profissionais de saúde.

Estudos realizados na China indicaram que pessoas assintomáticas têm grande capacidade de disseminar o vírus caso estejam contaminadas, e por isso essa orientação sobre uso de máscaras em larga escala passou a ser adotada.

As máscaras de pano ou outro tecido improvisado protegem especialmente contra a transmissão por parte da pessoa que a utiliza, evitando que gotículas contaminadas sejam espalhadas quando ela tosse ou espirra. Porém, os médicos alertam que não essa máscara não previne que a pessoa se contamine, diferentemente das máscaras cirúrgicas usadas pelos profissionais de saúde, sendo o isolamento social a orientação mais válida para proteção no momento.

Publicidade

Saiba como se proteger e tire suas dúvidas sobre o novo coronavírus

A animação publicada por Mandetta traz orientação de como usar a máscara e cuidados a serem observados. O vídeo informa ainda que vários países estão em busca de máscaras de proteção e por isso é difícil encontrá-las.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.