Microcefalia atinge um em 100 bebês de mães infectadas com zika vírus, diz estudo
Estimativa foi feita baseada em casos identificados na Polinésia Francesa entre 2013 e 2014
Saúde|Do R7

Mulheres infectadas pelo zika vírus durante os primeiros três meses de gestação têm 1% de chance de ver seu filho nascer com microcefalia, indica estudo apresentado pela publicação médica The Lancet.
A estimativa foi baseada na análise de casos de gravidez e nascimento durante o surto de zika em 2013 e 2014 na Polinésia Francesa.
Os autores, entretanto, alertaram que o risco, calculado por meio de modelos matemáticos e estatísticos, pode diferir de um surto para outro, dependendo de como o vírus se espalha e de fatores genéticos da população afetada.
Vacina contra zika não chegará a tempo de conter surto, diz OMS
Zika pode prejudicar o feto em qualquer fase da gravidez
A estimativa também não leva em consideração os riscos durante outros períodos da gravidez ou outras anomalias fetais que podem ser associadas ao zika vírus.
"O 1% que descrevemos aqui não é o fim da história", disse Arnaud Fontanet, coautor do estudo e diretor da unidade de doenças epidemiologia emergentes no Instituto Pasteur em Paris.
O estudo amplia um corpo crescente de evidências ligando defeitos de nascimento ao zika vírus. Depois que o Brasil começou a relatar casos de microcefalia e sugerir uma ligação com o zika vírus, pesquisadores da França e do Taiti voltaram a peneirar relatórios de defeitos congênitos que ocorreram ao longo de dois anos — antes, durante e depois dos seis meses de surto zika na Polinésia Francesa, disse Fontanet.
Estudo reforça ligação entre Zika vírus e microcefalia
Pesquisa comprova eficácia de óleos de orégano e de cravo no combate ao Aedes
Quando as filhas de Gwen Hartley nasceram, ela ouviu dos médicos que as pequenas não passariam do primeiro aniversário. Hoje, Claire tem 14 e Lola 9 anos + Médicos fazem cesárea de emergência e não encontram bebê + Acesse R7 Play e assista às íntegra...
Quando as filhas de Gwen Hartley nasceram, ela ouviu dos médicos que as pequenas não passariam do primeiro aniversário. Hoje, Claire tem 14 e Lola 9 anos + Médicos fazem cesárea de emergência e não encontram bebê + Acesse R7 Play e assista às íntegras do Hoje em Dia! Clique e experimente de graça!










![— [As
futuras mães] Tem que usar manga cumprida, passar repelente de três a quatro
vezes ao dia e tomar cuidado
+ Médicos fazem cesárea de emergência e não encontram bebê
+ Acesse R7 Play e assista às íntegras do Hoje em Dia! Clique e experimente de graça!](https://newr7-r7-prod.web.arc-cdn.net/resizer/v2/4SMCGHQOBVLXLB3YWHBAFIV67M.jpg?auth=96e99b27fcfc1038b4bf913116f74be0e67fbc8daa5b3383043c08e20ad4c674&width=700&height=525)












