Ministério da Saúde promove ‘Dia D’ de mobilização contra a dengue
Até o início de dezembro, o Brasil registrou 5.915 mortes pela doença; 75% dos focos do mosquito estão dentro das casas
Saúde|Do R7
O Ministério da Saúde realiza, neste sábado (14), o Dia D de Mobilização contra a Dengue, visando conscientizar a sociedade sobre a importância de medidas simples para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da doença. Do início do ano até sexta-feira (13), ao menos 5.922 pessoas morreram no país em virtude da doença. Além disso, o Ministério da Saúde já confirmou ao menos 6.606.414 casos de dengue em 2024.
Leia mais
O Dia D contra a dengue é uma iniciativa nacional que une governo federal, estados, municípios e a população no controle da doença. Ao longo do dia, agentes comunitários de saúde e de combate às endemias estarão uniformizados e devidamente identificados, visitando residências em todo o país.
“Receber bem os agentes do Sistema Único de Saúde é fundamental. O trabalho deles é essencial na prevenção e no controle da dengue”, diz a ministra da Saúde, Nísia Trindade, que alerta que 75% dos focos do mosquito estão dentro das casas.
“Com apenas 10 minutos por semana, é possível evitar a proliferação do mosquito e salvar vidas. Precisamos tapar caixas d’água, descartar o lixo adequadamente, manter limpas as vasilhas de água dos animais e eliminar qualquer acúmulo de água em vasos, pneus e outros recipientes”, destaca.
Prevenção
A prevenção da dengue concentra-se na eliminação dos criadouros do mosquito e na proteção contra picadas. Algumas medidas recomendadas são:
- Eliminar recipientes que acumulam água, como pneus, garrafas e vasos de plantas;
- Manter caixas d’água e reservatórios devidamente tampados;
- Limpar calhas e lajes para evitar acúmulo de água;
- Utilizar repelentes e roupas de mangas compridas, especialmente durante o dia, quando o mosquito é mais ativo;
- Instalar telas em janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos.
Plano de Ação contra a dengue
Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Saúde lançaram o Plano de Ação 2024/2025 para reduzir os impactos das arboviroses no Brasil.
O plano visa diminuir os casos e óbitos por dengue, chikungunya, zika e oropouche no próximo período sazonal. A iniciativa inclui a reorganização da rede assistencial, em colaboração com secretarias estaduais e municipais, para garantir que os pacientes sejam atendidos com rapidez e eficiência.
*Com informações do Ministério da Saúde