Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Peso da mala e postura errada ao volante podem causar fortes dores nas costas

Alongamento é tarefa obrigatória para quem vai enfrentar longas horas de estrada 

Saúde|Do R7

Postura correta ao volante evita dor nas costas em viagens
Postura correta ao volante evita dor nas costas em viagens Postura correta ao volante evita dor nas costas em viagens

Já pensou se no momento da viagem você sentir aquela fisgada na coluna? Isso não é nenhum absurdo para uma pessoa que enfrenta horas no trânsito sem ao menos dar uma esticada nos braços e nas pernas ou ainda carregar o armário inteiro dentro da mala.

O ortopedista Rogério Vidal, especialista em coluna do Hospital das Clínicas, diz que um erro de postura ao volante pode custar caro para as costas. A posição do banco quando se está dirigindo é um dos pontos mais importantes para quem não quer sofrer com dores nas pernas, braços e, principalmente, na coluna.

— É imprescindível corrigir a posição do banco, deixando a lombar apoiada. O banco não pode ficar nem muito para trás, nem muito para frente, porque com o tempo, se a pessoa tiver alguma pré-disposição a ter algum problema na coluna, pode desenvolver uma hérnia de disco ou um desgaste precoce desse disco na coluna.

“Dor nas costas pode indicar a presença de várias doenças”, alerta médico

Publicidade

O longo tempo parado no trânsito pode ser ideal para alongar pernas e braços, alerta Vidal.

— O movimento simples de abrir e fechar as mãos pode melhorar a circulação no membro superior e acaba melhorando também todo o retorno do sangue e até a posição da coluna cervical.

Publicidade

Saiba como evitar a dor nas costas

Outro alongamento considerado fundamental para aliviar a tensão e as dores nas costas é a movimentação do pescoço, avisa o médico.

Publicidade

— Quando o carro está parado, o motorista pode movimentar o pescoço de um lado e de outro, pode ser umas cinco vezes de cada lado. Só esse simples movimento já vai aliviar bastante a tensão, porque ele está se movimentando e fazendo um alongamento básico.

E o peso da mala?

O médico explica que o simples ato de flexionar o joelho para pegar a mala pesada pode causar uma dor intensa nas costas.

— Por isso, é preciso fazer um trabalho em cima da postura, consertar hábitos errados, reforçar a musculatura e controlar o peso da mala. 

Alongar o corpo durante o dia e também praticar exercício físico, como caminhada, são medidas que podem auxiliar na prevenção de dores na coluna. O especialista relata ainda que essas simples atitudes podem dar resultado quando os primeiros sintomas aparecem.

— Primeiro é preciso que a pessoa se conscientize que o alongamento tem que fazer parte do dia a dia dela. Esse já é um ponto fundamental para prevenir as dores.

Sobre a frequência, o médico diz que o “alongamento deve ser feito antes, durante e depois das tarefas”.

Confira quais são os principais inimigos da coluna na hora de viajar

— Postura inadequada ao volante

— Banco muito para trás ou para frente

— Falta de alongamento por longos períodos em função do trânsito

— Embreagem ou pedais muito duros

— Sobrecarga da região lombar com o peso da mochila de viagem

— Movimentos bruscos para levantar algum peso

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.