Programa social leva campanha de combate ao suicídio às comunidades
Projeto acontecerá no Brasil e na América Latina
Saúde|Do R7

A campanha “Diga não ao suicídio: a sua Vida tem Valor” teve início neste domingo (24) em 25 estados brasileiros e na Argentina, Peru, República Dominicana e México. A ação será realizada pelo programa social A Gente da Comunidade, para mais de 150 mil pessoas.
O número de suicídios aumentou 12% em quatro anos, no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Foram registradas 11.736 notificações, em 2015 ante 10.490 em 2011.
“Estamos todos mobilizados nesta campanha nacional de combate ao suicídio. Iremos levar profissionais de várias áreas que vão ajudar as comunidades a melhorar a autoestima emocional e física”, disse Luis Carlos Gomes, responsável pelo grupo social no Brasil.
Suicídios aumentam 12% em 4 anos e preocupam Ministério da Saúde
Conversar sem julgamento pode prevenir suicídio
Na programação haverá orientações de psicólogos, assistentes sociais e cuidados de beleza como maquiagem, corte de cabelo, manicure e massagem.
Outros serviços também serão oferecidos de forma gratuita, como atendimento médico, dentário, orientação jurídica e atividades recreativas para as crianças.
Campanha de prevenção e valorização à vida
Segundo a Thinaira Nunes, psicóloga que estará no dia da ação social como voluntária, no Amapá, a pessoa que pensa em suicídio, na verdade, não busca de fato morrer, mas acabar com sentimento de tristeza, dor, vazio, culpa por um erro cometido ou de uma perda.
A psicóloga orienta que se uma pessoa relatar que quer tirar a própria vida alguns passos podem ser seguidos como ouvir, mostrar as qualidades que essa pessoa tem e a sua importância para a família e amigos. Procurar, também, os familiares dessa pessoa para deixá-los cientes do que está acontecendo e procurar um profissional para tratamento.
“A depressão acaba alterando algumas funções cerebrais e hormonais levando a um estado de tristeza profunda, mas que pode ser tratado”, completa Thinaira.
Atividades físicas também ajudam no combate a depressão, já que ao realizar esportes os níveis de endorfina e serotonina aumentam no organismo e agem gerando sensação de prazer e bem-estar.